7 passos para você conquistar a independência financeira

Por: Silvia Melo
Uelder-ferreira/istock
Organização é o primeiro passo para se libertar financeiramente

Em finanças pessoais, costuma-se dizer que é independente financeiro quem tem um orçamento equilibrado e reservas suficientes para viver delas se for o caso, sem depender de um trabalho. Claro que não é nada fácil chegar nessa situação confortável, mas se você consegue pagar as contas em dia, adquirir novos bens sem grandes dívidas e ainda aplicar um pouco de dinheiro todo mês, você já está no caminho certo.

Já se isso tudo é uma realidade bem distante e todo mês é aquele aperto, essa é a hora de dar mais atenção ao seu bolso para ficar tranquilo no futuro.

O aplicativo GuiaBolso lançou uma campanha que quer incentivar os brasileiros a conquistarem esse tão sonhado equilíbrio e declarar independência financeira. Para isso, o app indica 7 passos necessários para avançar nessa questão. Confira:

1) Se organizar

2) Entender para onde está indo o dinheiro

3) Criar metas

4) Planejar

5) Acompanhar o orçamento e executar

6) Investir

7) Evitar o efeito sanfona e se endividar novamente

Para te ajudar a entender como funciona, especialistas costumam dividir a independência financeira em 4 estágios:

  1.  Liberdade de salário: ter uma pequena poupança que te permita viver sem salário por alguns meses ou anos (o tempo é relativo e depende de cada um).

 2.   Liberdade das dívidas: quitar todas as dívidas, no fundo, significa se livrar do pagamento de juros e do risco de ver seu patrimônio ruir para pagar compromissos do passado.

 3.  Liberdade de emprego: quando a pessoa já consegue uma reserva suficiente para sair do emprego e se arriscar num negócio próprio ou na mudança de carreira, por exemplo. Ou seja, você consegue ter escolhas profissionais, mas não pode parar de trabalhar totalmente.

 4.   Liberdade de trabalho: sua reserva já é tão grande que o rendimento dos investimentos – sejam eles em renda fixa, imóveis ou outros – já te sustentam. Ou seja, com o rendimento você paga todas as suas despesas e ainda consegue investir mais dinheiro, para acompanhar a alta de preços (inflação) e não perder seu poder de compra.

Este mundo pode parecer muito distante, mas saiba que nem tanto. Não é preciso ser rico ou ganhar na loteria para ter esse planejamento. Independente da sua fase financeira, é possível melhorar o estágio, basta fazer escolhas inteligentes para o seu dinheiro.

Compartilhe: