8 dicas para fazer uma festa sem castigar seu bolso
Preços e informações apuradas em 22/03/18 e sujeitas a mudança sem aviso prévio.
Fazer festa é bom e todo mundo gosta. Do aniversário do filho ao casamento dos sonhos, da festa de 15 anos às bodas de ouro, motivos para festejar não faltam ao longo da vida. Por isso existem festas para todos gostos e bolsos. A falta de orçamento não precisa ser desculpa para celebrar conquistas e a vida, não é mesmo?
Pelo menos é o que defende Camilla Stival, que é publicitária e diretora Festa com Ideia, empresa especializada em personalizar eventos. Realizando 15 festas por mês, a empresária diz que o céu – leia-se: o preço – é o limite quando se idealiza a festa do sonhos, mas com criatividade e planejamento é possível buscar alternativas que resultam em uma celebração original, elegante e animada.
- Este sinal de câncer de pâncreas é detectado em 75% dos casos
- Bahia: 3 lugares baratos para viajar e se encantar
- Composição sanguínea do cordão umbilical explica o autismo
- Entenda a relação entre a queda de cabelo e falta de vitaminas
A grande dica para o evento ser um sucesso, considera a especialista, é que a festa reflita a identidade do anfitrião. “E dá para preparar muitos detalhes personalizados sem necessariamente gastar muito dinheiro”, ensina. Confira a seguir oito dicas que ela preparou para você preparar sua festa e vem economizar.
1) Economize com o local
Alugar um espaços de eventos pode pesar no seu bolso. Para economizar, uma boa opção é usar o salão de festas do prédio ou até mesmo fazer a festa em casa. Até porque os salões de edifícios mais novos têm sido entregues já decorados e mobiliados. Neste caso, seria preciso apenas ficar atento ao horário de terminar a festa, pois as normas dos condomínios costumam ser bem restritas. “Como o salão de festas é integrado aos demais espaços de lazer, é bom verificar as permissões e restrições de uso”, orienta Camilla.
2) Economize com os convites
Camilla Stival lembra que hoje com os avanços comunicação, e-mails, aplicativos de mensagem e redes sociais, ficou mais fácil criar convites de vários estilos sem gastar dinheiro. “Hoje temos aplicativos gratuitos que são bem intuitivos com modelos para a festa de aniversário, chá de bebê, chá de casa ou outras celebrações. Depois é só compartilhar nas redes sociais ou nos aplicativos de conversa”, diz. Já em relação a ocasiões mais solenes, como um casamento ou uma formatura, a especialista faz ressalva: o convite deve ser impresso. “Você pode até enviar o save the date virtual, mas o convite oficial precisa ser físico”, esclarece.
3) Escolha quitutes bons, bonitos e com preço em conta
Camilla explica que o buffet é um das despesas mais altas do evento, mas dá para reduzir o custo com opções que estão em alta como feijoada, rodízio de massas ou servindo comidinhas de boteco. “Hoje, inclusive, existem muitas casas que oferecem petiscos congelados, prontos para assar ou fritar, a um valor bem bacana”, ressalta.
4) Festeje durante a semana
Caso opte por um espaço de eventos, escolha datas fora do convencional. Festejar durante a semana custa bem mais barato. “As datas durante a semana e longe dos feriados costumam ser bem mais em conta. É uma economia que pode ser usada nas lembrancinhas, por exemplo”, explica a especialista.
5) Economize com a decoração
Segundo Camilla, “faça você mesmo” ou DIY está com tudo hoje em dia. Ela lembra que a internet oferece milhares de tutoriais e vídeos que ensinam a fazer arranjos, lembrancinhas, topo de bolo entre outros itens usados para decorar seu evento, desde o mais simples, ao mais arrojado. “Você pode fazer algo bem personalizado, fazer uma releitura de qualquer estilo que combine com o seu jeito. Para um noivado, por exemplo, a decoração pode ser feita com aquelas flores de papel por exemplo, que custam mais de R$30 cada. É só ter um pouco de habilidade e paciência”, afirma.
6) Compre on-line
Se o planejamento foi feito com bastante antecedência, dois meses no mínimo, é possível se economizar muito comprando pela internet, já que você terá tempo para pesquisar e esperar pelo produto chegar. “Nesse caso a palavra de ordem é pesquisar. Mas cautela, isso deve ser feito quando realmente sua festa está longe de ocorrer, uma vez que a entrega das encomendas pode demorar, ainda mais se for de sites de fora do país. Caso não tenha esse tempo e insista, pode correr o risco de gastar duas vezes pelo produto não chegou e o outro que você irá comprar para substituir”, explica.
7) Economize com a banda ou DJ
Se você não tem orçamento para contratar uma banda ou um DJ, não se desespere! Hoje existem vários aplicativos de música que têm playlists para vários estilos musicais. “O Spotify por exemplo tem algumas listas que são bem bacanas e têm nomes intuitivos, como “domingo de feijoada”, “sertanejo para aquecer” e várias outras opções, inclusive infantis”, indica.
8) Conte com a ajuda de amigos e familiares
A especialista recomenda que você envolva a família e os amigos mais próximos nos preparativos. Dá para reunir a turma para fazer as lembrancinhas, os arranjos etc. Assim, o envolvimento já começa na fase de preparativos, transformando esta etapa, que poderia ser chata, em um momento de união, alegria e integração. Ou seja, no início da festa!
Fica a dica: lembre-se de calcular o frete para avaliar se o desconto está realmente valendo a pena, e de conferir se as ofertas estão mais baratas do que em outras lojas usando o Melhor Preço.
- Leia também