Agosto registrou uma tentativa de golpe contra o consumidor a cada 16 segundos

27/10/2015 06:32 / Atualizado em 07/05/2020 00:50

Agosto de 2015 registrou 167.395 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor. O número representa uma tentativa de fraude a cada 16,0 segundos no país.

A popularização da internet é um dos fatores que contribui para as tentativas de fraudes. O cadastramento em sites de e-commerce não idôneos, promoções falsas que exigem informações pessoais do usuário, além da solicitação de adesões para campanhas teoricamente sérias ou com apelo forte nas redes sociais são a porta de entrada para o fraudador conseguir os dados de suas próximas vítimas.

Em agosto/15, telefonia respondeu por 67.804 registros, totalizando 40,5% do total de tentativas de fraude realizadas, aumento em relação aos 35,3% registrados pelo setor no mesmo mês de 2014. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 50.880 registros, equivalente a 30,4% do total. No mesmo período no ano passado, este setor respondeu por 33,1% das ocorrências. O setor bancário foi o terceiro do ranking em agosto/15, com 33.903 tentativas, 20,3% do total. No mesmo mês de 2014, o setor respondeu por 21,9% dos casos. O segmento varejo teve 12.622 tentativas de fraude, registrando 7,5% das investidas contra o consumidor em maio de 2015, ligeira queda em relação ao percentual observado em agosto de 2014 (7,9%). O ranking de tentativas de fraude de maio de 2015 é composto ainda por demais segmentos (1,3%).

Você corre o risco de sofrer fraude?

Você rasga notas, recibos ou outros documentos que tenham o número de seu CPF antes de jogá-los no lixo? Quando seu cartão de crédito passa para as mãos do vendedor, em uma loja, você o mantém em seu campo de visão ou se distrai olhando outras coisas?

Pequenas atitudes como essas aumentam consideravelmente as chances de o consumidor não ser vítima de fraude de identidade. Para alertar os brasileiros, a Serasa Experian desenvolveu um teste para o consumidor descobrir se está contribuindo ou não para facilitar a vida dos criminosos que praticam fraude de identidade. Para descobrir, acesse o teste aqui.