Anatel convoca consumidores para ajudar a verificar qualidade da internet
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu inscrições para voluntários que queiram ajudar a reguladora no acompanhamento da qualidade da banda larga fixa brasileira. Para participar do projeto, basta fazer a inscrição por meio do site www.brasilbandalarga.com.br e seguir as orientações encaminhadas, por e-mail, pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). Os selecionados não têm qualquer gasto para a instalação do equipamento e também não serão remunerados.
As medições da qualidade da banda larga fixa será feita por meio de um equipamento medidor – batizado de whitebox – instalado nas conexões de voluntários. Segundo a Anatel, o equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário. Aliás, a agência afirma que dados do voluntário e de navegação não são coletados na pesquisa.
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Após a inscrição, o consumidor deve fazer o teste de velocidade (speed test) de suas conexões, conforme orientações da EAQ a agência explica, que esse teste deve ser feito, obrigatoriamente, a partir de um computador ligado à internet por meio da conexão informada durante a inscrição. A partir da validação dos dados no teste de velocidade é que o voluntário é considerado apto a participar do projeto de medição da qualidade da banda larga fixa. Entre os habilitados, será realizado um sorteio para a seleção dos que receberão o whitebox.
Caso o inscrito não receba qualquer contato por e-mail, deve verificar sua caixa de spam ou entrar em contato com a EAQ pelo e-mail ([email protected]).
A partir dos dados registrados pelos medidores (whiteboxes) instalados nos domicílios dos voluntários selecionados, são acompanhados seis indicadores:
– velocidade instantânea – velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário;
– velocidade média – média das medições de velocidade instantânea apuradas durante o mês;
– latência – período de transmissão de ida e volta de um pacote, entre a casa do voluntário e o servidor de medições;
– jitter (variação de latência) – instabilidade na recepção da informação (pacotes de dados);
– perda de pacotes – ocorre quando, por falha ou baixa qualidade da conexão, um dos pacotes não encontra seu destino ou é descartado pela rede;
– disponibilidade – período durante o mês em que o serviço ofertado pela prestadora esteve disponível para o usuário.
Veja o vídeo a respeito do projeto:
https://www.youtube.com/watch?v=765ie6WTa4g