Bazar em SP terá roupas pelo preço que o comprador desejar pagar
O consumo consciente na área da moda está ganhando cada vez mais espaço na cidade de São Paulo. Neste sábado (5), acontece o Bazar do Preto no Preto Café, em Pinheiros, no esquema “pague quanto quiser”. A ideia do evento surgiu entre duas amigas que começaram a refletir e se incomodar com a quantidade de roupas que não usavam encostadas em seus armários.
“Nós vamos expor nossas roupas, algumas novas e algumas usadas, e a venda será realizada do mesmo jeito que funciona o Café: pague quanto quiser”, explica a produtora Rafaela Carvalho, uma das organizadoras.
- Top 3 praias de Japaratinga para colocar no seu roteiro agora mesmo
- Verão: veja onde se refrescar tomando açaí em São Paulo
- Estudo revela quantos minutos de exercício você precisa para perder peso
- Estudo revela por que usar óculos ajuda a reduzir o risco de demência
- Blogueira desafia-se a viver um ano com 50 peças de roupa
- Movimento de consumo consciente cresce entre jovens; veja ideias para aderir
Para ajudar os visitantes do bazar, cada peça terá duas etiquetas: uma com informações do tempo de uso (nunca? 5? Mais de 15?) e o preço que foi pago, e outra com o valor que a pessoa acha justo pagar. “Aí é só preencher essa etiqueta, pagar no caixa e retirar a peça”, diz Rafaela.
Iniciativas como essa estimulam as pessoas a repensarem suas relações com o consumo, que podem melhorar e contribuir para a saúde financeira de cada uma. “A gente compra tanta coisa, que acaba não entendendo o real valor delas. Às vezes, uma peça que para mim tem um super valor, para outra pessoa vai valer só R$ 20, por exemplo. E tudo bem, afinal é uma roupa que estava parada há meses no meu armário”, comenta a idealizadora.
As amigas levarão vestidos, saias, camisas, camisetas, calças, sapatos, bolsas e acessórios para o evento, que acontece durante a tarde de sábado com bolos, tortas salgadas, café, cerveja e música.
O bazar ainda terá uma caixa surpresa para incentivar a doação de roupas. Quem doar uma peça que não usa mais e comprar algo que estiver nas araras, escolhe um item dessa caixa para levar de graça. As roupas arrecadadas, que também podem ser de homem, criança, bebê, sapatos e livros, serão encaminhadas à Casa Sofia, que atende mulheres em situação de violência doméstica e sexual.
O pagamento poderá ser realizado com dinheiro, cartão de crédito ou transferência bancária para Banco do Brasil ou Caixa.
Serviço – Bazar do Preto
Sábado (5/12/2015)
Preto Café: rua Simão Álvares, 781 – Pinheiros (próximo à estação de metrô Fradique Coutinho)
Das 11h às 17h – gratuito