Saiba o que é e como funciona a carteira digital
Conheça os benefícios que esse meio de pagamento oferece
Quando se fala em carteira digital, muitas pessoas confundem esse recurso com os serviços oferecidos por um banco digital, mas eles não são totalmente distintos um do outro.
Os bancos digitais oferecem os mesmos serviços e recursos que um banco tradicional, mas com processos mais tecnológicos. Já a carteira digital é um recurso no qual os consumidores podem adicionar seus cartões ou incluir saldo por meio de transferências para fazer pagamentos digitalmente.
- Black Friday da hidratação: Eucerin, CeraVe, Isdin, L’Occitane Brasil e outras marcas têm até 52% OFF
- Prêmio da Mega Millions chega a R$2,6 bilhões e você pode ganhar tudo, saiba como
- eSIM internacionail: descubra como funciona o ‘chip virtual’
- Oink Oink Oink: aprenda a jogar o slot dos três porquinhos
O funcionamento e os recursos variam de uma empresa para outra, mas, de modo geral, para utilizar uma carteira digital basta baixar um aplicativo, se cadastrar e explorar as funcionalidades da ferramenta.
Toda a navegação é bastante intuitiva e autoexplicativa. Com seus meios de pagamento cadastrados, você poderá realizar compras em lojas físicas através de QR Code ou NFC (Near Field Communication), que é a operação feita por aproximação.
Em lojas virtuais, a carteira digital também pode ser utilizada. Assim, você centraliza todos os seus pagamentos em um mesmo ambiente, sem a necessidade de cadastrar seu cartão em várias lojas.
O que dá para fazer com uma carteira digital?
Com a carteira digital é possível pagar contas de consumo, como água, luz, internet, e compras do dia a dia. Também dá para “guardar” dinheiro para fazer os pagamentos à vista ou a prazo.
Em carteiras digitais como a do Serasa, dá para parcelar seus boletos em até 12x. Com essa função, você conseguirá se organizar melhor financeiramente, realizando todas as suas pendências de forma mais controlada, como pagar contas de cartão de crédito.
Também é possível fazer transferências bancárias com a carteira digital através do Pix, recarga de celular. Na Carteira Digital Serasa, por exemplo, esse serviço está disponível para as operadoras Tim, Oi, Algar, Nextel, Sercomtel, Correios, Surf e Telecom.
Como pagar contas com a carteira digital?
Para começar, você precisa transferir o dinheiro para o aplicativo. Se já tiver dinheiro na carteira, pode pular essa parte.
Para transferir valores para a sua carteira digital da Serasa, por exemplo, basta abrir o aplicativo, clicar no seu saldo e, em seguida, em “Adicionar”. Você terá duas opções para adicionar seu dinheiro:
TED: é possível fazer uma TED para sua carteira digital. Ao selecionar essa opção, você verá os dados para fazer a transferência na tela. Basta transferir o valor por meio do seu Internet Banking e o dinheiro fica disponível na sua carteira digital em até duas horas.
Boleto: você também pode gerar um boleto no aplicativo. Esse boleto poderá ser pago em qualquer banco — você pode utilizar o app do Internet Banking no seu celular para fazer isso. Depois de pagar o boleto, seu dinheiro estará disponível ca carteira em até dois dias úteis.
Com saldo na sua carteira digital é bem simples pagar contas. Basta seguir os passos abaixo:
- Clique no seu saldo. Em seguida, você deverá clicar e “pagar contas”;
- Você deverá inserir os dados do boleto. É possível tanto escanear o código de barras com a câmera do seu celular quanto digitá-lo manualmente;
- Os dados do seu boleto aparecerão na tela. Confira se está tudo certo antes de prosseguir com o pagamento;
- Selecione a data em que deseja pagar o boleto. Pode ser no mesmo dia ou você pode agendar uma data para que o boleto seja pago;
- Basta confirmar. Seu pagamento será registrado no mesmo dia caso tenha sido feito antes das 17h, ou, depois desse horário, será feito no dia útil seguinte.