Como curtir o fim de semana com as crianças sem gastar muito

15 sugestões para você aproveitar o fim de semana ao lado dos pequenos gastando pouco

Por: Redação | Comunicar erro

Chega o fim de semana, sempre bate aquela dúvida: o que fazer para entreter as crianças, que não seja assistir a um desenho na TV? Dentre tantas opções, que vão variar conforme a idade e preferência dos pequenos, selecionamos algumas para você curtir muito com eles gastando pouco. Confira e vem economizar:

1) Fazer brinquedos caseiros

Brinquedos custam caro e muitos se deterioram rápido. Já pensou em orientar seu filho a construir seus próprios brinquedos? É uma ótima oportunidade para reciclar materiais, estimular a criatividade e só o fato de fazer o brinquedo já se torna uma grande diversão. Está sem ideia do que fazer? Confira algumas sugestões aqui.

2) Contação de histórias

Livrarias, bibliotecas e espaços públicos em diversas cidades oferecem contação de histórias feitas por voluntários. Esta atividade além de colocar os pequenos em contato com a literatura desde cedo, ajuda a entretê-los e prende muito sua atenção. Caso não tenha uma atividade dessas perto de você, vale improvisar: com um livro infantil você mesmo pode arriscar contar uma história interpretando-a, que tal?

3) Oficinas gratuitas 

Centros culturais, escolas, unidades do Sesc e outros espaços oferecem oficinas dos mais variados temas. Vale ficar de olho na agenda cultural da sua cidade e levar seus filhos para aprenderem algo novo de forma lúdica e divertida.

4) Jogos de tabuleiros e brincadeiras

Brincar é o que os pequenos mais gostam. Que tal uma brincadeira entre adultos e crianças? O Sesc oferece diversas brincadeiras intergeracionais em que todos vão se divertir. O melhor: sem custo. Outra opção são os jogos de tabuleiros, em que partidas podem ser disputadas por adultos e crianças.

5) Cozinhar 

Uma ação cotidiana pode se tornar uma grande atividade quando você convida as crianças para participar. Escolha uma receita fácil, pode ser até uma salada, separe os ingredientes e leve em consideração os utensílios necessários para preparar o prato. O  YouTube tem diversos vídeos com cozinheiros mirins preparando receitas fáceis (outras nem tão fáceis assim). Experimente! Vai ser uma verdadeira festa.

6) Cine Materna 

Para quem tem bebês de até 18 meses uma boa opção é o Cine Materna. São sessões especiais com filmes para adultos exibidos num ambiente preparado para os bebês. A luz é menos escura, o som mais baixo, há trocadores na sala de cinema. Assim pais, mães e filhos pequeninos podem curtir um filminho num ambiente agradável.

7) Desenhar e colorir

Use aqueles papéis  de rascunho da sua casa e incentive os pequenos a soltarem a imaginação. Guache, giz de cera, lápis de colorir, vale o material que você tiver para esta atividade.

8) Fazer carimbos

Você não tem muita ideia do que desenhar e pintar? Que tal fazer carimbos? Basta tinta e algum material para carimbar. Vale plástico bolha, parafuso, forminhas de cupcacke.

9) Fazer origamis 

A dobradura ou origami desenvolve a concentração e coordenação motora das crianças. Você precisa apenas de uma folha de papel e muita criatividade. Se não souber fazer origamis confira aqui algumas sugestões.

10) Curtir a natureza 

É muito importante que as crianças tenham contato com a natureza desde cedo para aprender a amá-la e respeitá-la. Vale levar para passar um dia no parque, fazer uma trilha, conhecer uma cachoeira, rio ou lago e até mesmo levar na pracinha perto de casa. Esses lugares costumam ser gratuitos e você precisa apenas levar alimentos e água para hidratação.

Atividades ao ar livre em parques são uma opção econômica de lazer e importantes para as crianças terem contato com a natureza

11) Brincar com corda

Se você tiver uma corda em casa, consegue criar diversas brincadeiras com elas como pular corda, fazer cabo de guerra, treinar o equilíbrio e dar nós.

12) Visitar espaços voltados ao público infantil

As capitais do Brasil contam com algumas atrações voltadas especificamente aos pequenos. Os lugares promovem o desenvolvimento cultural e intelectual deles. Para citar algumas opções:

Memorial do Cerrado dentro do Campus II da PUC Goiás conta desde a origem do Universo e tem formas de ocupação do cerrado como uma cidade, aldeia indígena, fazenda e quilombo. Além disso, um espaço de educação ambiental. O preço é bastante em conta e há visitas guiadas.

Catavento Cultural é um espaço educativo criado no antigo prédio da Prefeitura de São Paulo. São quatro seções onde as crianças poderão aprender sobre Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Aos sábados a entrada é Catraca Livre.

13) Plantar árvores e fazer uma horta

Ensinar as crianças a plantarem, seja um vaso ou uma horta, é uma experiência que propicia o contato com a natureza e ensina diversos valores para os pequenos. Confira aqui algumas ideias do que você pode plantar junto das crianças.

14) Assistir a peças de teatro e exposições

Peças teatrais lúdicas produzidas para os pequenos e exposições têm se tornado cada vez mais presentes nas grandes cidades. Estas atividades gratuitas ou com preço amigo são uma maneira das crianças terem contato com arte e cultura desde cedo.

15) Fazer atividades físicas lúdicas

Dança Materna, Brinca Yoga, Dança Circular são algumas opções em que adultos e crianças fazem uma atividade física de forma lúdica, colocando o corpo em movimento. Além da integração entre pais e filhos, os participantes se divertem e ainda aproveitam os benefícios da atividade física ao corpo.

Cadastre-se aqui e fique por dentro das melhores dicas do Catraca Livre.

Compartilhe: