Como usar o FGTS para comprar a casa própria
Na hora de concretizar o sonho da casa própria, contar com a ajuda do FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, pode ser determinante. Existem algumas regras onde ele pode ser usado, por exemplo: Na aquisição de um imóvel novo, usado, na construção em terreno próprio ou aquisição de terreno e construção; pagamento de parte da prestação; e amortização ou liquidação do saldo devedor.
O imóvel precisa ser residencial, urbano e destinado à moradia própria. É necessário que a Caixa Econômica Federal o avalie em até R$ 500 mil na data da contratação. O imóvel precisa apresentar plenas condições de habitabilidade, não ter sido objeto de uso do fundo por no mínimo três anos e estar devidamente matriculado no Cartório de Registro de Imóveis da sua região. A propriedade também deve estar na cidade da sua ocupação principal ou em município limítrofe e, ainda assim, provando que já reside ali por pelo menos um ano.
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
O comprador precisa comprovar tempo de trabalho mínimo de três anos e não ser proprietário de nenhum outro imóvel. Mas a parte boa é que o valor pode ser usado tanto como parte do pagamento ou integral, seja por meio de financiamento bancário, compra à vista ou consórcio imobiliário.
Então se está pensando em comprar a casa própria, aproveite e se informe para que você possa contar com esse recurso.