Comprou produtos vencidos? Saiba como agir

03/07/2015 07:44

Reprodução Reclame Aqui
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Verificar a data de vencimento dos alimentos no supermercado deveria ser um hábito de todos os consumidores, mas nem todo mundo costuma ter esta atenção na hora da compra. Se você já percebeu que comprou alguma coisa com data expirada na hora que chegou em casa, é importante saber o que fazer.

O primeiro passo a se fazer ao se deparar com um produto comprado após sua data de validade é tentar o contato diretamente com o fornecedor ou fabricante do produto, de preferência, com a nota fiscal em mãos.

De acordo com o site JusBrasil, em “casos de alimentos industrializados o consumidor deverá entregar amostra do produto reclamado de preferência em embalagem fechada e com a mesma data de validade e/ou lote, confirmada a suspeita os técnicos notificarão as autoridades competentes solicitando uma vistoria à indústria ou estabelecimento comercial de venda e agendarão uma audiência conciliatória entre as partes.

A análise de produtos já abertos fica prejudicada, nestes casos, só serão encaminhados para análise em casos de toxiinfecções alimentares para esclarecimento do quadro clínico. Nesse caso o consumidor deverá apresentar cópia do atestado médico para estabelecer o nexo causal da denúncia, bem como comprovantes de gastos médicos”.

Caso não consiga contato ou a empresa se negue a trocar o produto ou devolver seu dinheiro você pode abrir uma queixa no Reclame AQUI, assim você se junta àqueles que também tiveram problemas com a mesma companhia e alerta e avisa outros possíveis clientes, podendo impedi-los de fechar negócios com a empresa.

Se ainda assim não tiver uma solução para o seu problema, procure um órgão de defesa do consumidor ou faça uma denúncia para a Vigilância Sanitária. Segundo a assessoria de imprensa da Anvisa, “o consumidor deve procurar a Vigilância Sanitária do seu Estado ou Município. Ainda, ligar para o 0800 da Anvisa: 0800 642.97.82 e/ou enviar e-mail para ouvidoria@anvisa.gov.br”.

Fonte: Reclame Aqui