Confira dicas para aproveitar as promoções da Black Friday com segurança

A Black Friday acontece em 27 de novembro e a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) divulgou que a data deve movimentar 1,31 bilhão de reais, 18% a mais do que no ano passado.

Em edições anteriores do evento, muitos sites foram flagrados forjando promoções ou prometendo produtos que não poderiam ser entregues. Por conta disso, listamos 11 dicas para você comprar sem dor de cabeça.

Confira:

1. Pesquise a reputação antes de comprar

Antes de comprar, pesquise a reputação da loja no www.reclameaqui.com.br. Durante a Black Friday, o Reclame AQUI terá um ranking em tempo real das empresas participantes, mostrando quais recebem mais reclamações sobre as promoções do dia.

2. Veja se a oferta divulgada é verdadeira

Além da reputação da loja, verifique se a oferta está mesmo dentro do espírito da Black Friday. O desconto tem que valer a pena e ser aplicado sobre o preço normal do produto. É comum algumas lojas aumentarem os preços nos dias anteriores e darem “descontos” que apenas levam o preço para o nível normal. Faça uma pesquisa em sites concorrentes e se descobrir que o desconto é praticamente inexistente, caia fora.

3. Prazo de entrega está dentro da sua necessidade

Verifique se o prazo de entrega está de acordo com a sua necessidade. Toda empresa deve informar ao consumidor o tempo de espera de qualquer produto. Durante promoções, é possível que esses prazos sejam ampliados sem aviso explícito, devido ao volume de vendas e disponibilidade de estoque. É preciso ficar de olho nas letras pequenas.

4. Cuidado: sites falsos usam nome de lojas famosas

Muito cuidado com sites falsos. Nesta data, muitos oportunistas utilizam do envio de e-mail marketing com o nome de lojas famosas. Verifique na barra de endereços se a URL é www.nomedaloja.com.br. Em caso de dúvida, prefira fazer a compra entrando diretamente no site da loja, e não via links em e-mail ou redes sociais.

5. Lojas certificadas pelo Reclame AQUI na Black Friday

Compre de lojas certificadas pelo Reclame AQUI e que são participantes oficiais da promoção. Essas lojas se comprometeram com uma série de normas e podem ser cobradas pelo cumprimento delas, além das regras comuns do Código de Defesa do Consumidor.

6. “Print” da tela do computador serve como prova

Faça print screen de todas as telas da transação com os sites, para que sirvam de comprovação do interesse de compra. O print screen é uma “fotografia” da tela, que é feita com a tecla Print Screen ou PrtSc, normalmente localizada na parte de cima dos teclados, à direita. Depois de apertar a tecla, é preciso colar a imagem em algum programa, para salvá-la. Você pode colar tanto em editores de imagem, como o Paint Brush ou Photoshop, quanto em programas de texto, como o Word. Importante: muitas lojas só aceitam o Print Screen se ele for feito com o consumidor logado no sistema delas.

7. Tenha informações claras sobre as promoções

Todo consumidor tem o direito de receber informações claras e suficientes sobre promoções que lhe são disponibilizadas. Assim sendo, todos os produtos ofertados pela empresa, na Black Friday, devem ser sinalizados de forma visível como oferta da campanha e qual o real desconto ofertado.

8. Maquiagem no preço: a famosa “metade do dobro”

Fique de olho na chamada “maquiagem de preço” que consiste em aumentar o valor do produto, que recentemente era comercializado por um preço inferior, e dizer que um desconto está sendo concedido. Comece a pesquisar hoje mesmo, de olho nos preços cobrados para comparar semana a semana.

9. Problemas no site não devem impedir uma compra

Se a compra não puder ser concretizada por dificuldades que envolvem a disponibilidade e estabilidade da plataforma do site diante da grande visitação gerada, o consumidor poderá requerer a efetivação da venda do produto desejado pelo preço ofertado (para isto valer, faça uma reclamação formal no www.reclameaqui.com.br).

10. Não há desculpa para erro no preço dos produtos

Na Black Friday NÃO EXISTE erro crasso de preço, ou preço vil, pois no dia da Black Friday o consumidor está em busca de SUPER OFERTAS e o erro será considerado uma oferta normal. Então, fique atento, porque normalmente as empresas não são obrigadas a continuar uma venda em caso de erro na divulgação de preços. Só que na Black Friday essa regra não tem validade. E muito menos pode servir de desculpa!

11. Quando tudo falhar, não pense duas vezes: reclame!

Mesmo quando o consumidor faz toda a lição de casa, às vezes as empresas deixam a desejar. Sites fora do ar, produtos anunciados, mas indisponíveis, preços diferentes no anúncio e na tela de pagamento, prazos de entrega conflitantes, vendas casadas e promoções fajutas, tipo “a metade do dobro”. Se encontrar algum problema, registre sua queixa para que ela conste dos rankings das empresas, alertem os outros consumidores e sejam respondidas de forma mais rápida. Mais de 76% dos casos no Reclame AQUI são solucionados, segundo os próprios autores das reclamações.

Fonte: Reclame Aqui