Últimas notícias:

Loading...

Confira dicas simples para economizar dinheiro

Atire a primeira pedra quem nunca comprou uma coisa que não precisava ou manteve alguns “luxos” desnecessários apenas por hábito. Como dinheiro não dá em árvore e ganhá-lo está cada dia mais difícil, queremos convidá-lo a abrir a mente para uma maneira nova de pensar que pode fazer muito bem ao seu bolso.

Primeiro é preciso que você saiba que ser econômico não tem nada a ver com ser mão de vaca (ou sovina, como diriam nossos avós). Gastar apenas com o necessário significa que você dá valor a seu dinheiro e que, muito provavelmente, terá uma vida mais sossegada sem preocupações sobre como cobrir a conta que está no vermelho ou como pagará a próxima fatura do cartão de crédito.

Prestando atenção em alguns detalhes e fazendo pequenas alterações em seu estilo de vida, garantimos que você nunca mais ficará sem dormir pensando no dinheiro que acaba antes do mês. Também o convidamos a compartilhar suas próprias dicas aqui. Preparados? Confira abaixo!

Armário cheio de coisas que você não usa? Venda!

Não existe ninguém no mundo que use absolutamente todas as roupas (e sapatos, acessórios…) que possui no armário. Sempre acaba tendo uma coisa ou outra (ou muitas!) que ficam esquecidas e nunca veem a luz do sol. Portanto, antes de sacar o cartão de crédito para mais uma compra, o convidamos a abrir o guarda-roupa e verificar o que realmente você usa. Coloque todos os cabides virados para o mesmo lado e, conforme você usa as peças, vire os cabides para o outro lado. Se dentro de seis meses você perceber que algumas peças sequer foram tocadas (pois os cabides não foram virados), faça a limpa! Convide suas amigas (ou amigos) para uma tarde de vendas ou trocas. Também é possível fazer cadastro em sites como o Enjoei e criar uma loja online com tudo o que você não quer mais. Abra espaço no armário e ainda ganhe dinheiro.

Verifique a necessidade de gastar com cursos que você não frequenta

Planos semestrais e anuais de academias, clubes e afins, geralmente são mais baratos e são garantia de que a pessoa ficará presa a um contrato que precisará ser pago até o fim. No entanto essas condições apenas beneficiam pessoas que podem usufruir da estrutura oferecida com frequência. De nada adianta fazer um plano a longo prazo para um serviço que você pouco utiliza seja por falta de tempo ou de motivação. Portanto, recomendamos que, ao invés de empatar dinheiro com algo que você não conseguirá frequentar, passe a encontrar alternativas mais viáveis. Por exemplo: já pensou em usar a academia do prédio que fica às moscas justamente no horário que você pode correr na esteira? O melhor de tudo é que já está inclusa no condomínio que você paga todo mês.

Reduza o número de vezes que você sai para confraternizar com amigos em bares e restaurantes

Nada mais delicioso do que encontrar amigos em um restaurante para comer e beber enquanto o papo rola solto, mas faça as contas. Não é apenas com a comida que você gasta nestas ocasiões, tem os 10% do garçom, o estacionamento (ou taxi) e o combustível e assim uma simples refeição pode sair ainda mais caro do que o planejado. Se você tem o hábito de comer fora muitas vezes na semana, boa parte do seu salário será empatado nisso. Se ao invés de ir a um restaurante, você e seus amigos se organizarem para se encontrar na casa de uma pessoa da turma, a economia será evidente. Cozinhando em casa, é possível comer melhor com muito menos dinheiro. Atualmente existem pessoas organizando jantares caprichados de maneira colaborativa. Cada amigo leva uma coisa – uma comida, vinho ou sobremesa – ou combinam um valor e pagam ao anfitrião que se encarrega do jantar. Maneiras inteligentes de usar seu dinheiro fazem a vida ficar mais simples.

Reorganize sua agenda e economize

Uma série de estabelecimentos dão descontos em horários e dias com menor demanda. Existem salões de beleza que além de cobrarem melhores preços de terça a quinta-feira ainda dão “mimos” de brinde às clientes, como escovas grátis para quem cortar e manicure pela metade do preço. Cinemas também têm promoções com ingressos mais em conta em alguns horários de menor procura e no meio da semana.

Aproveite dias de promoção no mercado para ir às compras

Redes de supermercado costumam escolher alguns dias da semana para fazer promoções que valem bastante a pena. Aproveite essas oportunidades também para levar produtos com prazo de validade maior como material de limpeza. Outra dica é a escolha do tipo de supermercado para efetuar a sua compra: atacado ou varejo. Atacado são os supermercados que vendem produtos em grande quantidade. Normalmente nesses locais há dois tipos de preços: o preço por atacado ou para quem compra em grande quantidade, como fardos ou embalagens fechadas e preço no varejo que é quando você compra um produto individual. Mas a maioria dos supermercados funciona no formato de fazer varejo, vendendo produtos de forma individual onde você poderá comprar com mais liberdade, mas geralmente com preços maiores. Antes de encher o carrinho, pesquise e não saia de casa sem uma lista. Pode parecer banal, mas o simples fato de anotar o que precisa ser comprado, evita gastos desnecessários.

Leia também: Conheça aplicativos de listas de compras que ajudam na economia doméstica

Troque o almoço no restaurante pela marmita em alguns dias da semana

Se você trabalha fora sabe que gastos com almoços são quase inevitáveis. Mas se sua empresa possui uma copa com geladeira e micro-ondas, não há motivos para não levar aquele risoto delicioso que sobrou do jantar da noite passada e almoçar sem gastar nenhum centavo. Faz bem para o seu bolso e, principalmente para sua saúde, pois não há nada mais saudável do que comida feita em casa.

Revise planos de telefonia, TV a cabo, internet

Em março deste foi publicado no Diário Oficial da União o novo regulamento sobre direitos e garantias dos consumidores dos serviços de telecomunicações do país. As novas regras garantem que promoções agora valem para todos: novos e antigos assinantes. Portanto, todas as promoções com condições maravilhosas (com preços mais baixos, ou mesmo algumas gratuidades) que antes só serviam para captar novos clientes, agora também passaram a valer para assinantes antigos. É interessante verificar se as empresas cujos serviços você utiliza não estão oferecendo no momento valores mais atrativos do que os que você tem pago. Verifique sites e propagandas (televisão e impressos) e, caso constate preços melhores, não hesite em ligar para renegociar o valor que você paga.

OBS: Embora uma liminar de julho tenha desobrigado as prestadoras de serviço a estender promoções para clientes antigos, a Anatel informou que vai recorrer da decisão provisória, portanto, fique de olho!

Compartilhe:

?>