Confira ranking dos bancos com mais reclamações no Brasil
Segundo ranking elaborado pelo Banco Central, entre as principais reclamações contra bancos em março de 2015, estão irregularidades relativas à segurança e sigilo das operações e serviços, débito em conta não autorizado pelo cliente e dificuldade em entrar em contato com a instituição bancária.
No total, foram registradas 2920 reclamações no período, sendo o maior número do Banco Bradesco, 683. Apesar de ter um maior volume de reclamações, o HSBC aparece em primeiro na lista, considerando uma fórmula matemática que leva em consideração a quantidade de clientes das instituições. A conta é simples, basta considerar o número de reclamações, dividir pelo número de clientes e multiplicar por 1 milhão.
O Banco Central recomenda que qualquer reclamação seja primeiramente efetuada nos locais onde o atendimento foi realizado ou no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição.
O cidadão poderá ainda recorrer à ouvidoria da instituição, que terá o prazo máximo de 15 dias para manifestar-se de forma conclusiva. Caso não obtenha uma resposta, é possível preencher uma reclamação por meio do site do BC, informando seu CPF, e-mail e telefone para contato, além da mensagem com a sua reclamação. É a partir desses dados que o ranking é criado.
Confira o ranking completo:
Ranking dos bancos com mais de dois milhões de clientes
Posição | Instituição Financeira | Índice | Número de reclamações procedentes | Clientes |
1º | HSBC | 9,53 | 98 | 10.273.167 |
2º | Bradesco | 9,07 | 683 | 75.264.757 |
3º | Santander | 8,87 | 282 | 31.778.492 |
4º | Caixa Econômica Federal | 8,73 | 657 | 75.257.265 |
5º | Banco do Brasil | 6,02 | 334 | 55.444.188 |
6º | Itaú | 5,61 | 328 | 58.411.025 |
7º | Votorantim | 4,82 | 21 | 4.350.582 |
8º | Banrisul | 4,09 | 16 | 3.903.925 |
9º | Mercantil do Brasil | 2,39 | 5 | 2.089.195 |
10º | Banco do Nordeste do Brasil | 0,00 | 0 | 4.638.072 |
Ranking dos bancos com menos de dois milhões de clientes
Posição | Instituição Financeira | Índice | Número de reclamações | Clientes |
1º | BNP Paribas | 152,70 | 190 | 1.244.260 |
2º | BICBANCO | 87,64 | 15 | 171.137 |
3º | J. Malucelli | 81,89 | 30 | 366.330 |
4º | Banco Daycoval | 57,19 | 40 | 699.353 |
5º | BMG | 51,82 | 79 | 1.524.349 |
6º | Bonsucesso | 39,39 | 12 | 304.600 |
7º | Citibank | 18,70 | 20 | 1.069.108 |
8º | Safra | 17,97 | 11 | 612.121 |
9º | PAN | 17,77 | 35 | 1.968.699 |
10º | Société Générale | 17,73 | 13 | 733.180 |
11º | Banese | 15,14 | 12 | 792.263 |
Reclamações mais frequentes
Posição | Motivo da reclamação | Quantidade |
1º | Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços | 481 |
2º | Débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente | 286 |
3º | Recusa ou dificuldade de acesso aos canais de atendimento convencionais | 258 |
4º | Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais por recusa injustificada | 166 |
5º | Insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente à reclamação registrada no BCB | 118 |
5º | Cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados | 118 |
7º | Recusa de recebimento de boleto bancário no caixa convencional | 115 |
8º | Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado | 101 |
9º | Concessão de crédito consignado sem a formalização do título adequado | 99 |
10º | Oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada | 87 |
Como registrar minha reclamação?
O Banco Central recomenda que qualquer reclamação seja primeiramente efetuada nos locais onde o atendimento foi realizado ou no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição.
O cidadão poderá ainda recorrer à ouvidoria da instituição, que terá o prazo máximo de 15 dias para manifestar-se de forma conclusiva. Caso não obtenha uma resposta, é possível preencher uma reclamação por meio do site do BC, informando seu CPF, e-mail e telefone para contato, além da mensagem com a sua reclamação. É a partir desses dados que o ranking é criado.
Fonte: Money Guru