Confira sites e aplicativos que facilitam trocas, doações e empréstimos de objetos

Segundo uma pesquisa recente realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quase metade dos brasileiros (47%) não está otimista com a situação econômica do País em 2015. Os dados também mostraram que, para os consumidores, as consequências diretas deste cenário são a restrição ao consumo e a redução das compras parceladas.

Se você faz parte do grupo que pretende pensar duas (ou três) vezes antes de colocar a mão no bolso, o Economize + listou algumas alternativas para trocar, doar e emprestar ao invés de comprar.

Confira:

TROCA DE LIVROS

 

Livra Livrowww.livralivro.com.br
Você faz um cadastro e escolhe o tipo de plano que deseja. Gratuitamente você pode utilizar apenas o plano básico que só permite uma troca de livro por vez. Também existe possibilidade de pagar por planos mais avançados com mensalidades que variam entre R$ 1,99 e R$ 15,99. O site permite ainda receber alertas de livros para troca pelo Facebook e Twitter.

Trocando Livroswww.trocandolivros.com.br
Na hora de fazer a lista, o usuário informa ISBN do livro para que capa e sinopse sejam carregados no site. O Trocando Livros exige que os usuários enviem apenas livros sem rasgos ou rabisco – o que garante que todos os envolvidos nas trocas recebam livros em bom estado.

CLASSIFICADOS CATRACA LIVRE

 

Classificados Catraca Livre é uma plataforma de consumo colaborativo que permite que qualquer pessoa crie sua própria loja online gratuitamente e também possui um recurso para realizar trocas entre os usuários.

Para isso, basta escolher um objeto anunciado e clicar no botão “Solicite uma troca”. Você será guiado para um campo no qual deve preencher com nome e e-mail para entrar em contato direto com o dono da peça.

Se você também tem algum objeto que deseje doar, também é possível fazer através do site.

www.classificados.catracalivre.com.br

TROCO PERFUME

Criado pelos estudantes Rodolfo Oliveira e William Vargas em outubro, o site Troco Perfume permite que usuários cadastrem as fragrâncias que desejam trocar inserindo as informações como marca, nome, quantidade e estado do frasco (lacrado, novo ou usado), além dos dados de contato. Feito isso um anúncio é criado e fica disponível para outros usuários e pode ser visualizado no site por 180 dias.

As negociações ficam por conta dos usuários e o site não se responsabiliza pelas trocas, deixando tudo por conta dos interessados, portanto é imprescindível tomar bastante cuidado antes de realizar uma transação.

www.trocoperfume.com

FEIRA DE TROCAS

E se ao invés de comprar for possível trocar aquele brinquedo que está encostado há um bom tempo por outro? Esta é a ideia do site Feira de Trocas que desde 2012 reúne informações sobre os locais em que acontecem eventos para troca de brinquedos em todo país.

Desenvolvido pelo Instituto Alana, que promove ações de educação infantil e cultura desde 2007, o site ajuda os grupos interessados em realizar suas próprias feiras e disponibiliza todo o material de suporte para a organização e divulgação. É possível baixar o guia explicativo, cartazes e filipetas, tudo gratuitamente. As feiras, que são organizadas por quem acredita na importância de refletir sobre o consumo, pode ser criada por qualquer pessoa e divulgada no site. Basta fazer um cadastro e inserir as informações necessárias em seguida.

www.feiradetrocas.com.br

 ESCAMBO NO FACEBOOK

No grupo Escambo do Facebook que possui mais de 12 mil membros, a única regra é bem clara: só valem trocas! Pessoas que tentam fazer transações que envolvam valores são banidas sem aviso prévio.

A dinâmica da negociação é simples, basta publicar a foto do que se quer passar adiante e no post você pode informar o que gostaria de receber pelo objeto ou deixar em aberto. A partir daí, os interessados vão oferecendo seus próprios itens pelos comentários e o dono do objeto anunciado decide com quem vai realizar a troca. Não é incomum que novas negociações de troca surjam a partir dos comentários em alguma publicação, pois muitas pessoas informam aquilo que tem disponível por ali e despertam o interesse de outras.

www.facebook.com/groups/feiradotroca

DOABOX

A plataforma permite a doação de objetos e facilita o encontro entre doador e receptor. O site funciona de maneira simples, basta criar perfil no portal e cadastrar a doação. Depois, é só aguardar o contato de outro usuário e combinar a entrega.

“Procure a sua volta, vasculhe sua casa e analise cada item, livro, móvel, eletrodoméstico, obra de arte, enfim, tudo o que você possui e descubra se você está usando mesmo cada uma destas coisas. Eu realmente preciso disso? Se a resposta for “não”, livre-se de tudo aquilo que não usa mais”.

www.doabox.com.br

TEM AÇÚCAR?

 

Pra que comprar uma furadeira ou uma chave de fenda e acumular objetos em casa sendo que você só vai utilizá-los uma ou pouquíssimas vezes? Para evitar o consumo desnecessário e ainda aproximar as pessoas, a plataforma “Tem Açúcar” tem sido uma espécie de oásis no deserto da individualidade.

O site funciona assim: você se cadastra informando seu endereço e se houver um número mínimo de 30 pessoas próximas, você já pode começar a usar o site fazendo seus pedidos e respondendo às solicitações de empréstimos dos vizinhos. Caso seu bairro ainda não possua um mínimo de cadastros, o site envia um e-mail assim que o número for alcançado.

Toda vez que um usuário pede algo emprestado, o sistema avisa os vizinhos cadastrados e, caso um deles tenha o que foi solicitado, pode oferecer ao interessado.

www.temacucar.com

CIRANDA

 

A Ciranda é uma rede de copropriedade de bens que conecta pessoas para compartilhamento de objetos. Partindo do princípio de que ninguém precisa comprar coisas que serão utilizadas poucas vezes, a plataforma que ainda está em sua versão beta, permite que o usuário se cadastre inserindo seu endereço e objetos que pode disponibilizar.

O usuário da Ciranda é convidado a transformar um de seus itens em um bem de copropriedade. Estes bens passam a fazer parte da Ciranda e ficam disponíveis para serem emprestados a todo o grupo. Desta forma, os bens não têm casa própria e circulam livremente pela rede. Aquele que estiver com o objeto deve passar para a frente quando não mais precisar.

A plataforma precisa de 5 mil usuários para dar início a suas atividades e no momento possui pouco mais de 700.

www.theciranda.com

DESCOLA AÍ

A proposta do site é conectar pessoas que estejam dispostas a emprestar ou trocar alguns pertences. Você pode divulgar objetos que deseja disponibilizar para locação ou apenas procurar por algo. O sistema faz a busca do objeto mais próximo por meio do CEP e assim coloca locador e locatário em contato para negociação de valores e prazos de devolução.

Para garantir a segurança no empréstimo, é gerada uma senha exclusiva e igual para as duas pessoas envolvidas. Quem aluga o produto deve informar os dados de cartão de crédito e o valor só é debitado depois que o objeto é devolvido (e conferido – há uma taxa para objetos que voltarem danificados). Depois de tudo, as pessoas podem dar notas umas as outras, que serve como uma referência para os próximos usuários, uma indicação de “confiança”.

www.descolaai.com