Conheça a obra de Aldous Huxley em seis livros gratuitos

Nascido em 1894 no condado de Surrey, na Inglaterra, Aldous Leonard Huxley marcou seu nome na literatura mundial ao publicar em 1932 o livro “Admirável Mundo Novo”.  Seu romance distópico se transformou ao lado de “1984”, de George Orwell, em um dos principais exemplos da abordagem de um estado autoritário na ficção, transformando a obra em uma das mais importantes do século XX.

Outros livros que se destacam de sua carreira foram “Contraponto” e “As Portas da Percepção”, onde descreve suas experiências com a mescalina e que serviu de influência direta para que Jim Morrison, vocalista do The Doors, batizasse sua, então desconhecida, banda.

Se você nunca teve a oportunidade de ler nenhuma obra do autor inglês, tem uma ótima chance de mudar isso e sem pagar nada. Seis livros dele estão disponíveis para leitura gratuita no app Kindle Unlimited*. Para isso é preciso baixar o aplicativo no celular, tablet ou computador sendo possível experimentá-lo gratuitamente e ler quantos títulos desejar por até 30 dias. Após este período é cobrado uma mensalidade de R$ 19,90, valor que sequer é suficiente para a compra de um único livro físico. Confira:

1. “Sem Olhos em Gaza”
Huxley se inspira em um verso do poeta John Milton (1608-1674) para batizar este romance que é um retrato aterrador e fascinante da vaidade e alienação dos valores dos seres humanos. Para isso, ele usa como pano de fundo a alta sociedade inglesa entre o início do século XX e a década de 1930, movimentando seu personagem central, Anthony Beavis, em meio a aristocratas decadentes, novos ricos e intelectuais pretensiosos. É por meio dele que o autor questiona a verdadeira liberdade de um legítimo pensador.

2. “Contos Escolhidos”
Após trocar a Inglaterra pela Califórnia, Huxley abandona a narrativa curta para se dedicar aos experimentos filosóficos e romances que se tornariam as obras “O Tempo Deve Parar”, “O Macaco e a Essência”, “A Ilha” e “As Portas da Percepção”. Durante este período ele foi convencido a reunir seus 21 melhores contos em único volume que resultou nesta coletânea capaz de mostrar toda sua grandeza. Huxley não poupa críticas ao esnobismo da elite intelectual inglesa e a exposição do tédio e do vazio de uma vida desprovida de sentido prático em tempos difíceis como a guerra.

3. “Também o Cisne Morre”
Conhecido por seus discursos pacifistas, Huxley foi vencido pela guerra que enfim chegara à Europa e se mudou para os Estados Unidos onde trabalhou como roteirista em Hollywood, assim como F. Scott Fitzgerald e William Faulkner. “Também o Cisne Morre” é fruto desse período que marca o contato impactante do autor com a América.

4. “Contraponto”
Publicado em 1930 e presente em várias listas de melhores romances do século XX, o livro traz uma série de elementos caros à obra de Huxley como o desencontro entre as pessoas, a frieza nas relações, a dificuldade de expressão, e o mundo avassalador que incita os homens e os afastam. Construído como um grande ensaio sobre os valores morais e éticos, a ciência, a religião e a arte, o autor inglês não perde a oportunidade de criar personagens inesquecíveis como a figura de Lucy, uma mulher exemplarmente pintada por Huxley, que surge inteligente, independente e emancipada.

5. “Os Demônios de Loudun”
O autor inglês usa um episódio verídico para realizar uma profunda investigação sobre a natureza da vida espiritual. Centrando o foco principalmente na possessão como uma realidade que tem lugar dentro e fora da psique humana.

6. “Folhas Inúteis”
Publicado originalmente em 1925, esta obra seria a base fundamental do que viria a ser o estilo do autor. Com diálogos de tirar o fôlego, descrições ambivalentes e reflexões demarcadas em ritmos e tons dos mais diversos, este que era apenas o terceiro romance de Huxley, já o consagrava como um dos principais nomes da literatura inglesa moderna.

*Saiba mais sobre o Kindle Unlimited e leia tudo que desejar grátis por 30 dias

O Kindle Unlimited da Amazon oferece acesso ilimitado a um catálogo de mais de 800 mil e-books com uma assinatura mensal de R$ 19,90. Os títulos – em português e em outros idiomas – estão disponíveis em diversas categorias (de ficção a negócios) e podem ser lidos tanto nos leitores Kindle quanto em smartphones, tablets e computadores.

Se você gostou da proposta, mas ainda está com algum tipo de receio sobre como o serviço funciona, a Amazon disponibiliza um período de 30 dias para testar gratuitamente.

Clique aqui e faça o download do aplicativo de leitura. Em seguida faça o login usando seu e-mail e senha cadastrados na Amazon.com.br (se não tiver, clique em “Sou cliente novo”). Será preciso inserir os dados de um cartão de crédito, mas a cobrança só será efetuada após o período gratuito de 30 dias se você decidir continuar assinando o programa e não cancelar sua participação antes do término do prazo.

Clique aqui e comece a explorar os milhares de títulos disponíveis agora.

Redação

Por Redação

Conteúdos produzidos por uma equipe super diversificada da Catraca Livre. Diferentes perfis se unem para compor um time plural focado em traduzir o melhor do jornalismo para nosso público.