Depois de pagar as dívidas, como faço para guardar dinheiro?

Por: Catraca Livre
© IPGGutenbergUKLtd/istock
Organizar as finanças é fundamental para não se endividar

Se você é uma pessoa desorganizada com as finanças, esquece de pagar conta ou costuma parcelar o valor do cartão de crédito, certamente já ficou com dívidas alguma vez na vida.

Para evitar isso, a primeira coisa a fazer é fugir da tentação de gastar mais do que ganha e se preocupar em criar uma reserva financeira, capaz de cobrir todos os seus gastos durante seis meses. Mas como fazer isso?

A sugestão dos especialistas é dividir o salário em 3 partes. Reservando 1/3 dele para pagar custos fixos como aluguel e condomínio. Separe outra parte para gastos diversos que incluam lazer, compra de móveis e eletrodomésticos, roupas novas, etc. Finalmente a terceira parte deverá servir para pagar a dívida e depois de se livrar dela, esse dinheiro deve ser poupado.

Escolha um investimento com boa rentabilidade para aplicar esse dinheiro. Atualmente o Tesouro Direto é uma opção melhor do que a caderneta de poupança, cujo rendimento tem ficado abaixo da inflação. É possível, por exemplo, poupar dinheiro ao fazer unha e cabelo em casa. Outra dica é organizar uma feira de troca de roupas.

Via M de Mulher