Descubra se você está comprando por impulso
Segundo um levantamento nacional encomendado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’, mais da metade dos consumidores (53%) das capitais admite ter realizado pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses. O percentual é ainda maior entre as mulheres, já que seis em cada dez (57%) entrevistadas assumem a falta de planejamento em relação às suas últimas compras.
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Vá ao psicólogo e não ao shopping
A psicologia garante que a sensação de prazer e excitação são algumas emoções relacionadas às compras por impulso. Neste sentido, é fácil sermos alvos das compras por impulso, já que iremos sentir um grande prazer só ao vislumbrarmos o produto em nossas casas, ou usando o objeto recém-adquirido. O prazer e a excitação são buscados também no consumo da bebida e de alimentos, assumindo o controle psicológico do indivíduo nestes momentos, como potentes influências para beber e comer compulsivamente, tal qual acontece com as compras.
Outro fator moderno ligado às compras por impulso é o stress. A ansiedade e a inquietação consequentes de uma semana estressante, ou de uma rotina cansativa ao extremo, são facilmente transformadas em vulnerabilidade perante às compras. Quando nos sentimos deprimidos em função do trabalho ou de algum problema pessoal, ficamos mais suscetíveis a passar o cartão ou assinar um cheque para aquisição de uma roupa, de um celular novo ou de qualquer outro artigo que nos chame a atenção.
Quando a promoção é o vilão
Obviamente, as promoções chamam a atenção do consumidor que está “apenas dando uma olhada”. Imagine aquele home theater dos sonhos, com uma qualidade de som incrível, fazendo a alegria da família na sala da sua casa? Mas, pare para pensar: você tem tempo de assistir a filmes e outros programas em casa? Você gosta disto? Caso você não seja fã de apreciar um bom filme ou assistir a qualquer outro tipo de entretenimento na TV da sua sala, ou ainda, caso você tenha pouquíssimo tempo livre para isto, adquirindo este home theater na promoção, estará apenas atestando uma compra por impulso!
Descontos e promoções são o principal motivo das compras por impulso, e foram mencionados por 50% dos entrevistados na pesquisa do SPC citada anteriormente. Se metade das pessoas que participaram da entrevista disseram comprar por impulso estimulados por promoções, e se eles representam a realidade dos brasileiros, é mesmo preciso rever este processo e interceder em seu próprio poder de compra no momento de analisar determinado produto antes de chegar ao caixa.
O impulso de comprar em promoções costuma resultar em compra de roupa que não serviu direito ou que nem é do seu gosto; de sapato que você não está acostumado a usar; de celular inferior ao que você tinha; de uma viagem que nem será possível de ser realizada porque você não vai tirar férias neste ano. O saldo é perda total para o seu bolso, que poderia ter passado sem esta.
Tentação a um clique de distância
O comércio eletrônico é mesmo incrível e vem suprir uma necessidade que o consumidor tinha, sem ainda se dar conta: do conforto de casa, ou do trabalho, adquirir produtos que precisa em questão de minutos, e recebê-los no endereço que solicitar alguns dias depois. Além de prático, esta modalidade de comércio é segura e só tende a crescer ainda mais!
Enquanto você estiver adquirindo pela internet produtos que realmente precisa, está ótimo! O problema é se você se deixar levar pela facilidade do clique, que, no momento da compra, parece tão inofensivo.
De acordo com o estudo do SPC, 35% dos entrevistados assumiram comprar mais por impulso em shopping centers, seguido das lojas virtuais que foram citadas por 23% das pessoas, sendo 28% pelo público masculino e 19% pelo feminino.
Fonte: Organizze