Dez dicas de como se prevenir da fraude do boleto eletrônico na Black Friday

13/11/2015 06:00 / Atualizado em 07/05/2020 01:10

O mês de novembro se tornou um dos mais importantes no calendário do varejo brasileiro desde que a Black Friday se tornou popular no país. Capaz até de levantar os números do ano e mudar cenários críticos das vendas. Para a consultoria E-bit, as vendas devem chegar a R$1,5 bilhão neste ano.

No entanto, além do otimismo para recuperar as vendas, outro ponto que chama a atenção nesta data é o número de fraudes ocasionadas com cartão de crédito e boleto bancário. Para evitar essa e alguns outros tipos de fraude, Luiz Antonio Sacco, Diretor Geral da SafetyPay, plataforma de pagamento digital, explica alguns métodos devem ser colocados em prática para que o consumidor não caia nesse tipo de armadilha, principalmente nas compras do e-commerce.

Confira:

1. Atente-se à patente do site em relação à segurança, verifique se a página apresenta os principais certificados que garantem credibilidade;

2. Procure checar a reputação dos sites, principalmente quando estiver diante de preços que estão muito abaixo dos praticados no mercado. Hoje existem empresas que consolidam informações e experiências de compras de outros clientes;

3. Dê preferências a transações de pagamentos que são realizados na sua instituição bancária (internet banking), pois são muito mais seguros;

4. Seja extremamente cuidadoso com links desconhecidos recebidos em e-mails. Evite abri-los, pois em geral contém vírus que podem capturar seus dados;

5. Busque informações sobre a empresa responsável pela etapa final de pagamento e o número de checagens que comprovem a credibilidade para compra;

6. Compre apenas em lojas online que possuem em sua página o contato do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). De preferência faça o contato com a empresa

7. Estabeleça uma rotina para checagem dos extratos da conta bancária e do cartão de crédito para averiguar se não há lançamentos suspeitos;

8. Nunca forneça os dados do cartão de crédito em sites sem conexão segura ou em e-mails não criptografados;

9. Realize checagens frequentes no computador, utilizando e atualizando os programas de anti vírus;

10. Jamais realize compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros ou de redes Wi-Fi públicas.