Dia dos Pais: 10 dicas para não se endividar
Veja as dicas do especialista para comprar um presente especial para o seu pai sem estrapolar seu orçamento.
Uma das pessoas mais importantes da sua vida, seu pai, merece um presente no dia que é reservado especialmente pra ele, não é mesmo? Celebrado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais também movimenta o setor de comércio na busca por presentes.
Entretanto, em tempos de crise, é bom fazer essa pesquisa com responsabilidade para não cair em algo que aterroriza boa parcela dos brasileiros: o endividamento.
Para não cair nessa armadilha de fechar a conta no vermelho, Reinaldo Domingos, da DSOP Educação Financeira, fez um guia de 10 dicas na hora de comprar um presente de forma compatível com o seu orçamento. Confira e vem economizar:
1) Busque um presente diferente, com pouquíssimo investimento e que beneficiaria toda a família.
2) Certifique-se do que o pai está precisando e una o útil ao agradável. Pesquise em vários lugares antes de decidir onde irá comprar.
3) Respeite sua situação financeira para comprar um presente que caiba no seu bolso. Nessa época, o comércio faz muitas promoções, basta analisar e ver se vale a pena.
4) Junte-se com os irmãos e mãe para dividir o valor do presente e comprar algo mais caro, mas que custe menos para cada um.
5) Caso não tenha guardado dinheiro, procure saber quanto de prestação cabe realmente em seu orçamento mensal.
6) Se seu pai estiver endividado, ajude-o a sanar esse problema, mas dê a ele também um livro ou curso de educação financeira, para que isso não ocorra novamente.
7) Cuidado com presentes que possam ter custos agregados, como celular, cachorro, entre outros.
8) Convidar para almoçar/jantar em um restaurante que ele goste, ou mesmo preparar um almoço especial pode ser um presente bastante agradável.
9) Se for levá-lo para uma viagem, pesquise em diversas agências, pois o preço dos pacotes pode variar.
10) Caso não dê para comprar nenhum dos presentes que você tinha em mente, converse com o seu pai e planeje-se para poder presenteá-lo em outra ocasião.