Dicas para abrir uma loja de games

Transformar o passa-tempo em coisa séria e ainda ganhar dinheiro com isso. Os números mostram que terreno para quem mexe com games no Brasil é promissor. Segundo pesquisa do instituto New Zoo, o Brasil ocupa a 11° posição no ranking mundial e o 1° lugar na América Latina em consumo de games.

Mas a grande queixa de lojistas dessa área é com relação à tributação do governo sobre produtos importados. A principal dica para quem quer abrir sua própria loja de games é investir em diferenciais, já que o preço de comercialização dos produtos aqui, comparados com os de fora, são muito diferentes. Para se ter ideia, um jogo lançamento nos EUA custa, em média, R$75, enquanto no Brasil, o mesmo jogo pode sair por cerca de R$ 220.

Se você quer apostar nessa área e abrir uma loja de games, saiba que pesquisa e elaboração de um planejamento são indispensáveis, assim como em qualquer setor.  Veja algumas dicas do portal Area H.

Planejamento

No planejamento para a abertura de uma loja de games é necessário pesquisar a localização e saber como está o setor de games da região. Escolhido o lugar,  é preciso do alvará de funcionamento junto à prefeitura de sua cidade chamado “Guia-Azul”. Esse guia analisará a localização da loja e se ela pode ser aberta no local. Com o Guia-Azul em mãos, você deve ir à junta comercial de sua cidade e dentro de uma ou duas semanas todos os papéis estarão em ordem para a abertura do negócio.

Estoque

A maioria dos produtos de grandes marcas como Sony (PS3 e PsP), Microsoft (Xbox 360) e Nintendo (Wii e DS) é feita na China.  Por isso é importante procurar o contato com uma grande empresa de importação e ter em mente compras de larga escala, pois assim, conseguirá um bom preço para poder vender mais barato que a concorrência. Não é permitido comprar menos de 100 unidades de cada aparelho, justamente pelas taxas alfandegárias.

Estabelecimento

Disponibilizar um console para as pessoas jogarem e cobrar por hora de jogo pode ser um boa forma de garantir a frequência dos jogadores. Fidelizar o público com ações como promoções, torneios entre jogadores é uma ótima estratégia para fazer da loja um point para os game maníacos.

Pirataria
É fato que algumas lojas de games, para acelerar as vendas, comercializam jogos piratas clandestinamente. Mas isso não é apenas uma coisa de “camelô”. Na internet, a pirataria é cada vez maior. Jogos são baixados de forma ilegal e cada vez menos, as pessoas entram nas lojas atrás de jogos.