Dicas para calcular os custos de uma marmitex e obter lucro
O custo não está apenas na comida em si É necessário é preciso levar em conta diversos fatores para ganhar dinheiro
Está pensando em vender marmitex para faturar uma grana extra? Antes de iniciar a atividade, lembre que o custo não está apenas na comida que você colocou na marmita. É preciso calcular uma série de fatores e itens, como o valor do recipiente, temperados usados, gás, óleo e mão de obra, como exemplo.
Para explicar como isso acontece, vamos usar o exemplo de uma marmitex com custo mais comum: com arroz, feijão, verduras e salada.
- Campeonato de Cubo Mágico, teatrinho e música marcam as férias do Golden Square
- Viajar em janeiro: confira 3 destinos baratos e surpreendentes
- Patinação com tema havaiano promete agitar o domingo no Atrium Shopping
- 5 cursos da FGV para fazer de graça e online na área de tecnologia
Pegue o valor do quilo do arroz e divida por 8. Este número é o equivalente a quantidade de porções. Depois disso, faço o mesmo com o feijão. Já com a carne, você pode separar, ou seja, 250g por pessoa.
Quanto às verduras, divida por 5, dando uma média de 200g por pessoa. E a salada, pode ser dividida por 10, rendendo umas 100g por cliente.
Use planilhas
No começo isso pode parecer complicado, mas com o tempo irá acostumar. E lembre-se que para manter o seu negócio, é preciso estar por dentro das tendências.
A dica para saber como calcular o custo de uma marmitex é fazer planilhas com todos os valores que você precisa saber. Baixe aqui uma planilha gratuita para calcular o custos da marmitex.
Após somar o custo dos alimentos, materiais e mão de obra, você vai precisar calcular o valor do seu lucro. Ele pode ficar entre 40 a 50%, isso pode variar de acordo com o trabalho que você teve durante a produção.
O que incluir nos custos de uma marmitex?
Para calcular os custos de uma marmitex e obter lucro, é necessário considerar os seguintes itens:
Ingredientes
Some o custo de todos os ingredientes que você precisa para fazer a marmita. Certifique-se de incluir todas as quantidades e variações de preços dos ingredientes que você usa.
Embalagem
Considere o custo de todos os recipientes, sacolas, papel alumínio ou outros materiais utilizados para embalar a marmita.
Energia elétrica e gás
Inclua o custo do consumo de energia elétrica e gás utilizados no preparo da comida.
Mão de obra
Considere o custo do trabalho que você ou outras pessoas empregadas gastam para preparar as marmitas.
Despesas gerais
Inclua despesas gerais, como aluguel, impostos, água, internet, telefone, entre outros.
Depois de somar todos esses custos, você terá o valor total da sua marmita. Em seguida, defina uma margem de lucro desejada e adicione ao custo total. Por exemplo, se você deseja uma margem de lucro de 20%, multiplique o custo total por 1,2. Esse valor será o preço que você deve cobrar pelo sua marmitex para obter lucro.
É importante lembrar de avaliar o mercado e a concorrência, além do perfil dos clientes e seus hábitos de consumo, para que o preço final não fique muito elevado e afaste a clientela.