Dicas práticas para sair do vermelho
Em tempos de inflação alta e dinheiro curto, é preciso ficar muito atento para não gastar sua renda com coisas desnecessárias e mais importante do que isso, fazer as contas para evitar entrar no vermelho. Veja como:
Colocar no papel – Não tem saída! O único jeito de acabar com a dívida é saber o tamanho dela. Faça um levantamento de tudo o que gasta e o que recebe e anote cada gasto, mesmo os pequenos, no papel.
Estabeleça prioridades – Se depois de colocar tudo na ponta do lápis, o saldo for negativo, pague o que for mais urgente e negocie com os seus credores, diluindo os débitos restantes em prestações fixas. Priorize pagar em primeiro lugar as dívidas de contas com juros mais altos.
- Estudo descobre a fórmula do café da manhã ideal para proteger a saúde
- Os 5 alimentos diários que especialistas de Harvard recomendam para viver mais
- Unicamp tem vagas em 13 cursos gratuitos e 100% online, com professores renomados; inscreva-se
- Pilates: a arte de harmonizar corpo, mente e espírito
Controle seus gastos – Evite ir ao shopping com cartão de crédito ou talão de cheques. Leve apenas a quantidade disponível para o gasto programado, em dinheiro. Caso você se sinta tentada a comprar algo, além disso, pergunte a si mesma: “Eu PRECISO comprar isso?”. Se a resposta for sim, insista: “Eu preciso MESMO disso?”. Em caso afirmativo, continue: “Eu preciso comprar isso AGORA?”. Dessa forma, você sairá do estado emocional, no qual mora o desejo de comprar, e entrará no estado racional, capaz de avaliar as reais necessidades de fazer determinados gastos.