Economize até 110 litros na hora de lavar louças

12/03/2015 09:00 / Atualizado em 06/05/2020 19:28


Não podemos mais lavar louça como fazíamos, com a torneira aberta o tempo todo. Em uma casa que tem entre três e quatro pessoas, a cada lavagem de louça o consumo médio é de 140 litros de água. Mas é possível economizar até 110 litros, sabia? Veja a seguir como você pode evitar o desperdício:

Primeiro, utilize guardanapos de papel — que podem ter sido usados na própria refeição — ou um pano para fazer a primeira limpeza dos pratos, retirando os restos de alimentos.

Em seguida, faça o ensaboamento a seco ou ponha a louça de molho numa bacia com água e gotas de detergente. Como sujeira amolece, basta esfregar de leve com a esponja para a louça ficar limpa. Depois é só enxaguar.

Para economizar ainda mais, é possível fazer o enxague com duas bacias cheias de água limpa, em vez de usar a torneira. Após ensaboar, molhe a louça na primeira e, depois, repita o processo na segunda para garantir que o sabão saiu.

Para a lavagem de louça, não é recomendável o uso de água da chuva, pois ela contém resíduos da atmosfera – fervê-la simplesmente não adianta. Se ela passa pelo telhado e pela calha antes de cair no recipiente em que será armazenada, é ainda pior. E atenção para não deixar a água pingando! Uma torneira gotejando desperdiça cerca de 50 litros de água por dia, segundo a Sabesp. Portanto, trate de consertar o que for preciso para resolver o problema. Instalar uma arejador nas saídas de água das torneiras é uma boa opção: ele faz gastar menos e aumenta a pressão. Procure o acessório em lojas especializadas.

Fonte: Instituto Akatu