Eletrônicos foram os produtos mais comprados pela internet em 2014

Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre consumo virtual estima que, dentre os produtos comprados pela internet, os eletrônicos são os mais adquiridos. No ano passado, 26,8 milhões de pessoas compraram pelo menos um produto dessa categoria virtualmente, o que corresponde a 61% dos consumidores virtuais. Entre os homens, esse percentual chega a 71%. O valor médio desembolsado com cada compra foi de R$ 781.

Acessórios para celulares e tablets

Além dos produtos eletrônicos, fazem parte do segmento pesquisado também os acessórios para celulares, tablets etc. O estudo mostra que, em 2014, 29% dos consumidores virtuais afirmam ter comprado acessórios para tablets e celulares pela internet, algo estimado em 12,7 milhões de pessoas. A maior parte dessas compras é feita em sites nacionais (46%) e está associada a pessoas jovens e do sexo masculino.

O índice de satisfação entre os consumidores de acessórios é de 88%. Apenas 14% tiveram algum problema. O principal motivo foi entrega fora do prazo (7%).

Principais motivos da compra da categoria

O principal motivo de compra apresentado pelo estudo é a necessidade, segundo os próprios entrevistados. 45% dos pesquisados precisavam muito do eletrônico ao adquirir virtualmente. Já os acessórios, 48% compraram por necessidade. Em seguida, uma oferta com um preço imperdível é o segundo motivo que conquista os consumidores.