Espaço promove consumo consciente vendendo alimentos orgânicos a preço de custo

17/06/2015 08:34 / Atualizado em 06/05/2020 22:03

Comprar alimentos de boa qualidade a preços justos é quase impossível, mas é exatamente esta a proposta de uma nova associação sem fins lucrativos de São Paulo. Inaugurado em maio de 2015, o Instituto Chão contém uma mercearia e um café com produtos orgânicos e artesanais, plantas e cerâmica artística – tudo comercializado a preço de custo.

Localizado no badalado bairro Vila Madalena, o local possui objetivo de garantir a qualidade do que comercializa e ainda promover a economia solidária, por isso prioriza os pequenos produtores e agricultores familiares.

“Esta é uma forma mais eficiente de comercialização, já que não há exploração do produtor, nem de funcionários e, mesmo contribuindo para a manutenção do projeto, gasta-se menos comprando nesse modelo, pois não há especulação no preço dos produtos. Além disso, não havendo a obrigatoriedade de contribuir, pessoas de baixa renda também podem ter acesso a produtos mais saudáveis e sustentáveis, ao mesmo tempo em que fortalecem a agricultura familiar e a economia solidária”, diz a página da associação.

Todos os custos referentes à compra, frete, taxas de cartão e ainda o valor arrecadado estão expostos para os clientes e são atualizados diariamente. “Quanto mais gente estiver comprando dessa forma, mais baratos ficarão os custos de logística e os custos fixos em relação ao valor total de vendas, tornando estes produtos acessíveis à maior parcela possível de pessoas”, esclarecem os responsáveis pelo projeto.

A ideia é que em breve o Instituto Chão seja expandido para outras regiões, principalmente para a periferia.

Instituto Chão
Rua harmonia, 123 – Vila Madalena
Aberto de quarta a sábado, das 10h às 20h