Especialistas dão dicas para economizar e comprar com segurança na Black Friday

10/11/2015 10:10 / Atualizado em 07/05/2020 01:06

Desde 2011, A Black Friday Brasil é um dos eventos mais esperados pelos consumidores que querem aproveitar as promoções que prometem descontos de até 70% para economizar na compra de um produto desejado ou até mesmo antecipar as compras de Natal. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o evento deve movimentar R$ 1,31 bilhão, alta de 18% em relação à mesma data de 2014.

Para aproveitar melhor as promoções do dia 27 de novembro, especialistas apontam como garantir uma compra vantajosa, com segurança e sem cair em ciladas:

Use comparadores de preços segmentados

Na hora de procurar os produtos desejados, os comparadores segmentados surgem como grandes aliados, pois oferecem recursos diferenciados aos clientes, como a atualização dos valores dos produtos em tempo real, uma vantagem em relação aos maiores buscadores, que costumam exibir um preço em sua página e outro mais caro quando o cliente acessa a loja. “Isso acontece porque a precificação dos produtos no e-commerce é muito dinâmica e a maioria dos buscadores atualiza os preços apenas uma vez ao dia”, explica Luiz Criales, fundador da EconoVia, plataforma comparadora de preços especializada em eletroeletrônicos. Além deste recurso, a exibição do histórico de valores e do preço médio de um determinado produto durante o ano mostram se a oferta da Black Friday é real ou se foi apenas “maquiada” por uma queda após um aumento nos dias que antecederam a data.

Verifique a reputação da loja

Para não ser vítima de uma fraude, o critério mais importante é checar a reputação do e-commerce. Isso vale para qualquer compra, em qualquer época do ano. E na Black Friday, é importante redobrar a atenção. Os site mais indicado para isso é o www.reclameaqui.com.br. Outra forma de saber se a loja é confiável, é através das Certificações de Segurança exibidas no navegador. “O consumidor deve confiar apenas em sites certificados para garantir que os dados financeiros sejam inseridos e guardados com segurança, especialmente para opções de pagamento em um clique”, afirma Affonso Giaffone, sócio fundador da OneBuy. A empresa oferece a possibilidade de comprar em várias lojas por meio de um cadastro único em sua ferramenta e um token enviado no momento da compra.

Aproveite a ferramenta de monitoramento de preços

A novidade para o evento em 2015 é a ferramenta de monitoramento de preços. Para evitar fraudes por parte dos varejistas, a Precifica (empresa de precificação inteligente) vai monitorar os preços praticados pelos principais e-commerces do país. Para o consumidor que estiver de olho em um produto específico e está aguardando a Black Friday, ele pode consultar a evolução dos preços através do site www.blackfriday.com.br. “Entender o comportamento destes varejistas garante que o consumidor faça um bom negócio em vez de adquirir um produto que, na verdade, nunca esteve realmente em promoção”, afirma Ricardo Ramos, fundador da Precifica.

Cuidado com as promoções enganosas

“O consumidor precisa ficar atento às lojas virtuais que dizem participar da Black Friday, mas que na verdade concedem descontos mínimos ou que não representam uma economia real”, ressalta Juliano Souza, diretor de marketing da Giuliana Flores.