Evento de moda sustentável promove troca de roupas em São Paulo

Por: marianapastore

Apesar de muitas pessoas relacionarem a moda a um consumo supérfluo e fútil, existem iniciativas que propõem repensar esse tipo de consumo, como o Gaveta. Criado pelas amigas Giovanna Nader e Raquel Vitti Lindo, o projeto teve início em 2013 e desde então acontece todo ano em São Paulo. Ele tem o objetivo de difundir o conceito de moda consciente e propõe uma rede onde os participantes trocam roupas que não usam mais entre si.

Nesse ano, o Gaveta ganhou uma edição “pocket”, menor, que acontece no dia 16 de abril na Escola São Paulo, na região central da capital paulista. Para participar da troca de roupas, os interessados devem praticar o desapego, tirar do armário tudo o que não usam mais e levar até o local do evento até o dia 8 de abril, das 12h às 20h. Cada participante pode trazer até 30 peças.

Como nos eventos anteriores, as roupas disponíveis para troca serão expostas em araras

Para garantir que o evento tenha uma essência moderna e atual, as roupas passam por uma curadoria de moda. Os itens que têm potencial de troca entram para a rede, e os que não forem selecionados serão doados.

Cada participante receberá moedas para efetivar suas trocas e elas serão retiradas no dia do evento. Para que as trocas sejam realizadas de forma justa, foi criada uma tabela de equivalência, onde cada camiseta, camisa, short, saia ou acessório vale uma moeda; cada vestido, sapado, calça ou bolsa vale duas moedas; e cada jaqueta ou casaco vale três moedas.

Além das tradicionais trocas de roupas das últimas edições, o projeto vai lançar a exposição fotográfica “Supérfluo” em conjunto com o coletivo Tripé. A mostra reflete sobre o consumismo desenfreado dos dias atuais e ilustra a contradição dessa experiência extravagante e banal que são os objetos de consumo. O evento é gratuito.

Projeto Gaveta – edição pocket

Data: 16 de abril de 2016

Horário: das 14h às 20h

Local: Escola São Paulo – rua Augusta, 2.239