Evento de trocas reúne pessoas interessadas em renovar o armário sem gastar
Neste sábado (8) acontece em São Paulo o Trocaderia, um evento de consumo colaborativo que reúne pessoas que querem renovar o armário trocando peças em bom estado. O projeto idealizado por Nathália Capistrano, Gabriela Bianco e Isabela Mantovani surgiu da constatação de que todas possuíam peças praticamente novas que não eram usadas.
“Várias tinham sido usadas poucas vezes e algumas ainda estavam etiquetadas. Com alguns posts no Facebook, vimos que todas as nossas amigas tinham situações parecidas. Queríamos fazer algo a respeito, então realizamos em outubro de 2014 um evento de troca entre nós. Esse primeiro evento atraiu atenção de pessoas que não conhecíamos e resolvemos tornar os eventos maiores e públicos”, explica Gabriela.
- Descubra como trocar sua geladeira por uma mais econômica sem gastar nada
- Guia Toddynho: 6 passeios gratuitos no Rio pra você se divertir com a criançada nas férias
- Feirinhas para você comprar presentes de Natal e gastar pouco!
- Como organizar seu casamento sem estresse em 365 dias
Sem permitir o uso de dinheiro para aquisição das roupas, o Trocaderia tem o objetivo de incentivar novas formas de consumir e de deixar a moda mais sustentável e acessível.
“Organizamos eventos mensais ou bimestrais, onde as participantes têm a chance de encontrar outras interessadas e trocar entre si, montando novos looks sem gastar nada além do valor de R$ 5 que é a taxa para a participação do evento”, conta Nathália.
Durante as trocas, são as próprias participantes que decidem como e com quem querem negociar as peças e a proposta do evento é focar no quanto aquele item será usado e não no quanto custou.
“Temos observado que o evento muda o olhar das participantes sobre a forma de consumir e de se relacionar com o que consomem. Primeiro elas chegam atraídas pelo fato de não precisar gastar para ter algo novo no armário. Depois passam a entender o impacto real que essa pequena mudança de hábito pode ter não só na vida dela, mas no mundo e começam a consumir de forma mais consciente, pensam bastante antes de comprar”, diz Isabela.
A dinâmica do evento é simples. Ao chegar a participante tem seus itens checados e etiquetados para que possam ser facilmente identificados. Peças que não estejam em perfeito estado podem ser doadas para instituições de caridade selecionadas pelas organizadoras do evento. Mas esta decisão fica a critério das respectivas donas das roupas. Então basta circular pelo evento e ver o que as outras tem para oferecer. A troca só acontece quando as duas partes curtem o item uma da outra.
Já foram realizadas sete edições do Trocaderia. As versões ‘pocket’ do evento costumam reunir entre 40 e 70 participantes, já as versões maiores atraem entre 120 e 200 participantes.
Trocaderia Edição Pocket
Quando: 08 de agosto, sábado das 12h às 18h
Onde: MIS – Museu da Imagem e do Som – Avenida Europa, 158
Quanto: R$ 5 de taxa de participação