Faça valer seus direitos! Veja o que fazer em caso de troca e atraso na entrega pós-Black Friday

 
Todos aqueles que fizeram compras na Black Friday devem saber que os direitos de troca de produtos com defeito, arrependimento e atraso na entrega são os mesmos de quando adquiridos em datas comuns do comércio.

Portanto, se você comprou e teve problemas, fique calmo! O Código de Defesa do Consumidor assegura direitos em todas as áreas, confira:

Troca obrigatória em caso de defeito

A troca só é obrigatória em caso de defeito. O Código de Defesa do Consumidor assegura um prazo de até 90 dias para produtos duráveis (eletroeletrônicos, roupas, por exemplo) e 30 dias para produtos não duráveis, como alimentos.

Prazo para o fornecedor solucionar o problema

A partir da data de reclamação, o prazo para o fornecedor solucionar o problema do produto é de até 30 dias, por isso é essencial que o consumidor tenha um documento contendo o dia em que a reclamação foi feita.

Lei do arrependimento

Ao fazer uma compra pela internet ou fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem até sete dias, a contar do recebimento da mercadoria, para se arrepender. Portanto, é direito dele, neste prazo, fazer a devolução da mercadoria para a loja.

Não serviu, quero trocar

A troca por motivo de gosto, cor ou tamanho não é obrigatória, a não ser que a loja tenha se comprometido a efetuar a toca no momento da venda. Por isso, é importante que o consumidor saiba qual é a política de trocas da empresa antes mesmo de finalizar o pedido.

Guarde todos os comprovantes. Para facilitar o processo de reclamação no pós-compra, é importante também que o consumidor guarde todos os comprovantes do processo, como e-mails, boletos e protocolos de atendimento.

Lojas físicas

Para as compras feitas nas lojas físicas que participaram da promoção, a troca da mercadoria com problemas deve ser feita em até 30 dias.

Atraso na entrega

Algumas dicas sobre o acompanhamento da entrega de compras feitas em lojas virtuais ou mesmo nas físicas são importantes para evitar dor de cabeça. Verificar o prazo de entrega e guardar os comprovantes online da compra são as principais medidas que o consumidor pode tomar na hora de concluir uma transação.

Outra dica é ficar atento ao prazo de entrega prometido no site e emitido na nota fiscal da compra. Esses documentos ajudam a comprovar falhas da empresa. Além disso, é sempre bom checar se a loja possui muitas reclamações.

Ao reconhecer o atraso, o consumidor deve entrar em contato o mais breve possível como o fornecedor, questionando o paradeiro do produto, e verificar se o atraso é justificado ou se é decorrente de negligência da empresa.

Caso não esteja satisfeito com o serviço prestado pela loja, o comprador deve exigir seu direito de entrega, o ressarcimento do dinheiro pago ou a substituição do produto. Em todas essas opções, deve ser fixado um prazo para que o fornecedor resolva a questão.

Fonte: Reclame Aqui