Últimas notícias:

Loading...

Game divertido ensina educação financeira para adolescentes

A empresa catarinense Oficina da Inovação desenvolveu o game Mesadinha para despertar o interesse de alunos do ensino fundamental pela educação financeira. Com elementos que se aproximam da realidade do jovem, o programa gratuito permite que os estudantes tenham noção de como se organizar financeiramente e fazer o controle mensal de suas despesas.

O game tem como cenário uma batalha entre o exército dos gastos e o exército da economia com soldados que se espalham em um mapa. Conforme gastos são lançados, os soldados vermelhos avançam pelos territórios, já ao acrescentar um pagamento, é a vez do exército verde ganhar espaço na brincadeira.

“Os soldados do exército verde mostram quanto dinheiro ainda existe no mês. Os soldados do exército vermelho ganham poder e terreno a cada novo gasto que você faz. Quem vencerá as batalhas mensais e a guerra final? Você decide”, diz o site do jogo.

O jogo oferece a opção de cadastrar um objetivo. Se o objeto de desejo for uma viagem ou uma bicicleta nova, basta inserir o valor do produto e em quantos meses deseja juntar o dinheiro. Todas as vezes que consegue economizar uma quantia, ele tem acesso a uma barra que informa a porcentagem de quanto falta para conseguir atingir o seu objetivo.

O Mesadinha também oferece a possibilidade de analisar as informações em uma planilha, com a descrição detalhada dos lançamentos, e um gráfico, que informa as áreas que o adolescente gasta mais dinheiro.

Fonte: Porvir

Compartilhe: