Gastos com vaidade chegam a US$ 4,7 tri por ano; narcisismo das redes sociais é um dos motivos

iStock

Segundo um relatório recente do Bank of America Merrill Lynch, o gasto global anual com produtos e serviços destinados a melhorar nossa aparência, confiança e prestígio é de US$ 4,5 trilhões de dólares. Este valor é maior que o PIB da Alemanha, a quarta maior economia do mundo.

Os maiores consumidores de vaidade são Europa Ocidental (US$ 750 bilhões), Estados Unidos (US$ 663 bi) e China (US$ 660 bi). Os latino-americanos vem no 4º lugar (US$ 423 bilhões) e gastam bastante no cuidado pessoal. O Brasil é o quarto maior mercado mundial de cosméticos.

O banco cita algumas explicações para a explosão da economia da vaidade. Uma delas é que as redes sociais estão trazendo o narcisismo e a inveja para o primeiro plano ao mesmo tempo em que a população envelhece e as pessoas casam cada vez mais tarde.

Leia a matéria completa aqui.

Fonte: Exame