Jogo ajuda a economizar na conta de luz

22/12/2014 11:44 / Atualizado em 06/05/2020 18:10

O jogo Power House foi desenvolvido por pesquisadores com o objetivo de ajudar os usuários a reduzir seu consumo de energia no mundo real. No game, os jogadores movem uma família através de sua casa virtual para fazer coisas como lavar a roupa, fazer café, e até mesmo usar o banheiro.

O objetivo é conservar o máximo de energia possível ao desligar aparelhos e luzes. Parece fácil, mas aqui está o problema: A família não passa por uma sala escura (o que significa que você precisa manter a luz acesa ou as cortinas abertas), e se você usar muita energia de uma só vez os circuitos elétricos caem. Conforme o jogo avança, mais membros da família entram na casa ao mesmo tempo, tornando ainda mais difícil de conciliar esses objetivos.

Para comprovar se o jogo ajudava mesmo na economia de energia, os pesquisadores do Power House testaram 40 participantes em um laboratório. Havia cinco aparelhos em funcionamento no escritório onde o experimento foi realizado: duas luzes do teto, uma luminária de chão, uma lâmpada de mesa e um computador. Metade dos participantes jogaram Power House, enquanto a outra metade jogou um outro game de gerenciamento de tempo.

Depois que os participantes tinham jogado por 30 minutos, os responsáveis pelo teste pediram aos participantes para fechar o escritório e ir embora, sem dar instruções mais detalhadas. Em seguida, os pesquisadores voltaram e contaram quantos aparelhos foram desligados. Eles descobriram que jogadores do Power House são significativamente mais conscientes do que o restante.

Encontrar a mudança de comportamento em um estudo de laboratório isolado foi bom, mas os pesquisadores ainda se perguntavam se jogar Power House poderia ter um impacto sobre o consumo de energia em uma casa real. Então eles trabalharam em conjunto com a companhia de eletricidade da Califórnia e recrutaram 51 adultos para um teste de campo. Eles realizaram uma série de tarefas em casa e jogaram o jogo por 17 dias. Enquanto isso tiveram seu consumo monitorado pela companhia elétrica. Os resultados também foram animadores.