Jovem fica milionário ajudando colegas da faculdade

O sul-coreano Simon Lee sempre teve muita facilidade em aprender idiomas. Hoje, aos 32 anos, ele fala seis línguas: coreano, inglês, francês, árabe, mandarim e japonês.  E não pensa em parar, quer aprender mais.

Na faculdade, muitos de seus amigos de sala costumavam pedir ajuda com a tradução de textos.  Em troca, eles se ofereciam para pagar o jantar de Lee. Como eram muitos colegas em dificuldade, o jovem poliglota começou a ficar sem tempo. Foi aí que ele viu uma oportunidade de negócios.

Divulgação-Flitto
Simon Lee (à direita) é o fundador da empresa Flitto

Em 2012, ele criou sua primeira empresa, a Flitto, uma plataforma online de tradução, que conta hoje com mais de cinco milhões de usuários ao redor do mundo e mais de um milhão de tradutores cadastrados em 170 países. Cada um dos tradutores cobra pelo trabalho que faz, sendo que uma porcentagem desse valor fica com a empresa.

Hoje, com sede em Seul, a companhia registra um lucro de cerca de US$2,1 milhões por ano. São em média 70 mil pedidos de tradução por dia: desde pessoas que precisam de ajuda com alguns parágrafos até empresas que contratam traduções de grandes volumes de texto. Segundo Lee, uma das receitas da empresa para faturar tanto é não ter tradutores empregados diretamente, o que reduz bastante os custos.

Compartilhe:

Tags: #tradução
1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …