Maioria dos consumidores considera importante orientar as crianças sobre como lidar com o dinheiro

Uma pesquisa nacional realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) para mapear hábitos de consumo para o Dia das Crianças e a educação financeira na infância, revelou que 76% dos consumidores acreditam que é muito importante orientar as crianças sobre como lidar com o dinheiro. 20% consideram importante e apenas 4% acham esse assunto indiferente, pouco importante ou nada importante.

Dos entrevistados, todos adultos, 60% aprenderam sozinhos a lidar com o dinheiro, 18% com os pais, 10% em livros, sites e materiais na internet, 9% com outras pessoas ou parentes e apenas 3% declaram que aprenderam na escola.
A pesquisa também apontou que 75% dos entrevistados concordam que educar financeiramente uma criança é capacitá-la para fazer o melhor uso do dinheiro e que esse tipo de ensinamento deve partir da própria família. Outros 36% concordam que a educação financeira de crianças deve ser um papel das escolas.

No que se refere a controle financeiro, 75% dos consumidores revelaram que o fazem. As classes sociais D e E são as que apresentam o menor percentual de consumidores que fazem algum controle dos gastos (70%), contra 83% da classe C e 89% da classe A e B. Outro destaque é que 93% dos consumidores já passaram por algum tipo de dificuldade financeira.

Apenas 28% dos consumidores afirmam poupar dinheiro. Desses, 30% utilizam poupança, 15% títulos de capitalização, 12% previdência privada, 6% fundos e ações e 20% outros investimentos. As classes A e B são as que mais possuem o hábito de poupar (57%), seguidas das classes C (31%) e D / E (23%). Na classe C a poupança é utilizada por 35% dos consumidores e nas classes D e E por 40%. Na comparação entre regiões, 50% dos consumidores do Norte fazem uso da poupança para guardar suas economias, 40% no Nordeste e Centro-Oeste, 39% no Sul e apenas 34% no Sudeste.