Pesquisa revela a percepção dos consumidores em relação a anúncios com apelo sexual

22/07/2015 14:45

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No Brasil muitas publicidades utilizam-se do apelo de uma mulher deslumbrante com pouca roupa para impulsionar a venda de algum produto. A estratégia é usada há décadas – principalmente em comerciais de cerveja, mas em abril deste ano o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) retirou uma propaganda da cerveja Itaipava exibida na internet por “apelo sexual excessivo”.

E a pergunta que não quer calar é: apelar para sensualidade gera resultado? Pois um novo estudo afirma que esse tipo de comercial só serve para afastar os consumidores.

De acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, quando o anúncio é sensual, o consumidor tende a prestar mais atenção ao “formato” e esquece completamente do produto.

Eles concluíram ainda que os comerciais apresentados no intervalo de filmes e séries de TV que trazem um conteúdo sexual mais explícito ou com imagens de violência têm um efeito de “retenção” menor do que os comerciais direcionados ao público em geral.

Violência é o tópico que teve a influência mais negativa sobre as marcas, fazendo com que menos consumidores se lembrassem do produto – ou, pior ainda, que essa visão negativa fosse direcionada ao próprio produto.

De acordo com o psicólogo e pesquisador-chefe Brad Bushman, da Universidade de Ohio, o estudo apontou que não havia qualquer evidência de que programas, séries e propagandas com conteúdo violento ou sexual ampliassem o desejo de compra do consumidor.

“No geral, nós descobrimos que programas e anúncios com sexo e violência diminuíam o efeito de consumo”, afirmou.

Com informações da Época Negócios