Precisa de um objeto, mas não quer gastar? Plataforma incentiva empréstimos

Por: marianapastore

Você já deve ter se visto em algumas dessas situações: vai receber uma visita em casa, mas não tem um colchão extra. Ou precisa de uma fantasia para uma festa temática, mas não quer gastar. Foi pensando em situações cotidianas como essa que Camila Carvalho, 25, criou a plataforma Tem Açúcar?, que completou um ano em dezembro do ano passado.

Após cursar sustentabilidade, a fundadora queria alternativas para reduzir a produção de lixo e incentivar o consumo consciente. Projetos de rede de colaboração como esse costumam dar certo em outros países.

Para reviver o antigo hábito de cordialidade entre vizinhos, o site organiza a velha batidinha na porta e incentiva o empréstimo e doação de objetos. Os interessados se cadastram e fazem o pedido de um objeto por um período determinado. Quem morar num raio de até oito quilômetros é notificado por e-mail e os detalhes do empréstimo são acertados via chat.

Após a devolução do objeto, os usuários contam como foi a experiência e são avaliados pela pontualidade e pelo cuidado para aumentar a confiança nas próximas transações. O serviço está disponível para todo o país e é gratuito.

Os pedidos mais comuns incluem bicicletas e ajuda para fazer uma horta dentro de casa. Mas o Tem Açúcar? já recebeu solicitações inusitados, como uma caminhonete e um pé de cabra. Depois da surpresa, averiguou-se que a pessoa interessada precisava dos itens para usar na gravação de um filme de terror.