Projeto doa refeições feitas com sobras de restaurantes

19/09/2014 13:54 / Atualizado em 06/05/2020 17:06

A Refood é uma organização sem fins lucrativos portuguesa que recolhe as sobras de alimentos dos restaurantes e as redireciona para quem mais precisa. O projeto, criado por um grupo de voluntários em 2010, conta com dezenas de restaurantes participantes.

Os estabelecimentos cadastrados – cafés, pastelarias, padarias, supermercados, hotéis – doam os seus excedentes ao invés de os jogarem no lixo. Depois é preciso identificar aqueles que necessitam dessa comida. Quem faz a ponte entre quem doa a comida e quem recebe são os voluntários que recolhem as sobras (que muitas vezes ainda precisam ser separadas e embaladas) e depois as entrega para quem precisa.

Criado pelo americano Hunter Halder que vive em Portugal há 20 anos, atualmente o Refood já produz cerca de 10 mil refeições por mês e pretende transformar Lisboa na primeira capital europeia sem desperdício alimentar.

Infelizmente aqui no Brasil, a doação das sobras dos restaurantes é muito mais complicada. A responsabilidade pelo alimento doado é de quem o produz, ou seja, se a comida estragar e fizer mal a alguém, o restaurante é responsabilizado.