Projeto promove jantares em caçambas de lixo para conscientizar sobre desperdício

Imagine sair para jantar em uma caçamba de lixo. Parece inconcebível, mas o americano Josh Treuhaft transformou uma caçamba de lixo velha em um restaurante em Nova Iorque, Estados Unidos.

Mestre em design de inovação social, Treuhaft teve a ideia para conscientizar os cidadãos sobre o desperdício de alimentos e a fome no mundo. Os eventos são realizados dentro de uma caçamba doada por uma companhia de gerenciamento de lixo, com mesa e banco improvisados com placas de madeira doadas pela loja de departamentos Home Depot.

 
Até o momento já foram promovidos sete jantares com comidas que seriam jogadas fora como frutas e verduras machucadas. Os consumidores pagam US$ 50 para uma refeição com seis pratos, e o lucro é doado para a City Harvest, organização que recupera comida para doar aos que precisam.

Os alimentos utilizados nos jantares são provenientes de fazendas, mercados, restaurantes e cozinhas caseiras, e são coletados quando ainda estão saudáveis e nutritivos. Entre os pratos servidos, estavam purê de berinjela, sopa de tomate e sorbet de pêssego e hortelã.

Segundo o idealizador do projeto, cada jantar é capaz de recuperar cerca de 800 gramas de comida que seria jogada fora por pessoa. Os planos futuros da inovação envolvem a criação de um site e aplicativo que possibilite aos usuários postar fotos de comida “velha” e disponibilizar receitas que aproveitem os alimentos.

Fonte: Wall Street Journal