Projeto reúne voluntários para consertar móveis e eletrônicos de graça

Divulgação

Na época das nossas avós as coisas eram feitas para durar uma vida inteira. Hoje em dia nada dura tanto tempo e, como o custo de consertar um equipamento, móvel ou vestuário às vezes é muito maior do que adquirir um novo, é mais fácil optar em comprar outro. Esta prática comum de se livrar daquilo que não funciona mais, além de custar caro, também causa inúmeros danos ao meio ambiente.

Divulgação

Com o objetivo de fazer com as pessoas não se desfaçam do que possuem para comprar coisas novas, surgiu na Holanda o Repair Cafe, um conceito de lugar em que as pessoas de uma vizinhança se reúnem para consertar objetos quebrados de graça

Criado pela jornalista Martine Postma em 2007, o Repair Cafe reúne mecânicos, marceneiros e costureiras que consertam aquilo que não funciona mais e ainda aproveitam para tomar um cafezinho, bater papo e fazer novos amigos.

Hoje existem mais de 300 cafés-conserto em mais de 10 países do mundo. No Brasil, por enquanto há um único Repair Café, que acontece através da ANDES (Agência Nacional de Desenvolvimento Eco-Social) e fica em Santos, no litoral paulista.

No site, existe um guia passo a passo para que qualquer possa organizar localmente a sua própria versão do Repair Cafe.

www.repaircafe.org