Black Friday: Propaganda enganosa registra maior número de reclamações até o momento
Até as 12h desta sexta, o site Reclame Aqui soma 2.265 queixas na cobertura do evento. A contagem começou às 10h de quinta-feira, dia 26, quando os consumidores começaram a escolher se aquela queixa se refere ou não às promoções do evento. Os problemas com propaganda enganosa foram responsáveis por 37% das reclamações.
Para o diretor de marketing do Reclame Aqui, Felipe Paniago, os números crescem em um ritmo mais lento do que anos anteriores e atendem as perspectivas de cautela do consumidor em tempos de crise. “O Brasil vive um cenário econômico ruim. Mesmo assim, quem optou por comprar na Black Friday, está mais cauteloso e conseguiu fugir de problemas”, analisa.
- Black Friday d’O Boticário: perfumes, hidratantes e sabonetes estão com até 30% OFF
- Black Friday do cabelo: secador, escova secadora, chapinha, modelador de cachos com até 68% OFF
- Black Friday da hidratação: Eucerin, CeraVe, Isdin, L’Occitane Brasil e outras marcas têm até 52% OFF
- Black Friday L’Oreal: encontre skincare, maquiagens e produtos para o cabelo com até 62% OFF + cupons
No ranking das 10 empresas com maior volume de problemas, a KaBum! dispara na frente com 455 reclamações até as 12h08 desta sexta-feira, 27. A empresa tem reputação boa no site do Reclame AQUI, segundo avaliação de seus consumidores.
Em segundo lugar, aparece a Americanas.com – Loja Virtual, com 191 queixas, seguida da Submarino, com 152 reclamações, e NetShoes, com 89. Ambas possuem Selo RA 1000, reputação máxima em atendimento no Reclame AQUI.
Os homens reclamaram mais durante a madrugada e a manhã da Black Friday. Foram 64,1% de consumidores do sexo masculino contra 35,9% de mulheres.
Motivos das reclamações
Além da propaganda enganosa (com 37% de representação), 7,4% dos consumidores reclamaram de problemas para finalizar a compra. O terceiro maior motivo de queixa se devem às promoções ofertadas, responsáveis por 6,6%.
Confira os 5 principais motivos de reclamações na Black Friday
Categorias
A categoria de informática tiveram 324 reclamações até as 12h08 desta sexta-feira no Reclame Aqui. Com quase 100 problemas a menos, aparecem os telefones celulares (aparelhos), com 233 queixas. Eletroeletrônicos contaram com 167 reclamações, contra 118 dos eletrodomésticos e 83 de assistência técnica.
Produtos
Celulares e smartphones representaram 10,5% das reclamações, liderando o ranking de produtos. A seguir aparecem componentes, peças e acessórios, com 7,4%; assistência técnica, com 3,7%; cartão de crédito, 3%; e televisão, com 2,2%.