Quem utilizar muita água em São Paulo pagará multa a partir de janeiro

Crédito da imagem: iStock

A partir de 1º de janeiro, o governo de São Paulo aplicará multa para quem aumentar o consumo de água. Quem aumentar em até 20% vai pagar 20% a mais; já quem gastar mais que 20% vai ter aumento de 50%.

O sistema será aplicado a todas categorias de uso, exceto para usuários com consumo menor ou igual a 10 m³ por mês, os clientes na faixa mínima de consumo. Com a medida, a multa será aplicada da seguinte maneira: um consumidor que, em média, gasta 10 m³ de água receberá conta 20% mais cara se utilizar entre 10,1 m³ e 12 m³ em um mês. Caso gaste acima de 12,1 m³, irá pagar 50% a mais. O consumidor que elevar o gasto passará a ser cobrado na conta de fevereiro.

“Não queremos arrecadar, o que queremos é que todos colaborem, que todos participem. Não podemos abrir mão de ninguém. A medida não tem caráter punitivo nem arrecadatório, mas educativo e de participação. Se todo mundo participar, não vai faltar”, explicou o governador Geraldo Alckmin.

Quem economizar sai ganhando: de 10% a 15% de redução no consumo de água recebe desconto de 10% na conta, de 15% a 20%: desconto de 20% na conta, mais de 20%: desconto de 30% na conta.

O governo de São Paulo anunciou também outras medidas para conter a crise. Entre elas, a distribuição gratuita de “kit economizador de água”. Serão entregues dispositivos para serem instalados em torneiras e reduzir a saída do fluxo de água. O kit será entregue a todos os clientes da região metropolitana. Equipes da Sabesp que fazem leitura da conta da água farão as distribuições.

Também serão distribuídas caixas de água para clientes com renda familiar de até três salários, em área de vulnerabilidade social, que tem problemas de falta de água. A idéia é permitir que tenham reserva de 24 horas. “Já foram identificados 10 mil clientes”, disse Alckmin. Serão caixas de 500 litros ao custo de R$ 120 a unidade para a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arcesp). A Sabesp fará a instalação.

Fonte: G1

Por Redação