Reclame AQUI lança plataforma que permite reclamar dos serviços públicos

O Reclame AQUI acaba de lançar uma nova plataforma para que o cidadão possa exercer seu direito de exigir serviços públicos de qualidade. Com o aplicativo, disponível nas versões IOS e Android, e também pelo portal cidadao.reclameaqui.com.br, já é possível registrar queixas sobre órgãos municipais, estaduais e federais.

“Este projeto, idealizado pelo Instituto Reclame AQUI, faz parte de um movimento de cidadania”, define o presidente do Reclame AQUI, Maurício Vargas. “Nós pretendemos estimular uma corrente de mobilização dos cidadãos e, a partir daí, que os governos se vejam obrigados a dar respostas rápidas aos problemas, como diversas empresas do setor já fazem com agilidade e eficiência”, diz Vargas.

Como funciona

Para utilizar a ferramenta, o primeiro passo é definir a reclamação como “Cidadão” (queixas voltadas a serviços e órgãos públicos). É possível limitar a busca por cidade, estado, autarquia ou empresa de serviço público. Assim, a mensagem será encaminhada automaticamente para o setor responsável, como prefeituras ou outros órgãos. Feita a reclamação, a partir do momento que a mensagem é postada, a responsabilidade de resposta fica a cargo dos setores envolvidos.

O presidente do Reclame AQUI, Maurício Vargas, destaca que, a partir das respostas, será possível realizar a avaliação das cidades, a exemplo do que já ocorre com o setor privado. “Esta avaliação será medida a partir de diversos fatores, para saber o índice de satisfação do cidadão com a cidade em que vive. Vamos verificar um resultado simples: você está feliz com a sua cidade? É isso que nós queremos saber”, afirma Vargas.

Cidadania Transparente

O projeto Cidadania Transparente, lançando pelo Instituto Reclame AQUI, com o apoio do Catraca Livre, visa dar mais poder aos cidadãos.

A plataforma foi idealizada como um espaço aberto de luta pelos direitos de todos, por meio de um processo de reclamação justo e honesto, replicando o modelo de sucesso que há 15 anos revolucionou as relações de consumo no Brasil.

O Reclame AQUI possui mais de 12 milhões de acessos por mês. Diariamente são postadas cerca de 25 mil reclamações. Atualmente, o tempo médio de resposta das empresas é de 3 dias, alcançando um índice médio de solução de 76%.