Reclame AQUI supera 275 mil reclamações de serviços de telecomunicação em 6 meses

Crédito da imagem: iStock

O Reclame AQUI permite que consumidores pesquisem as melhores e piores empresas, consultem suas reputações, avaliem seu atendimento e vejam o feedback dado a outros clientes. Entre todas as empresas cadastradas no site, as de telecomunicação possuem um grande índice de queixas, e não por acaso sempre marcam presença nos rankings mensais e semanais das mais reclamadas.

O total de reclamações sobre serviços prestados por telefonias móveis, fixas e TV por assinatura apenas dos maiores serviços de telecomunicação, de janeiro a junho deste ano, foi superior a 275 mil reclamações. Entre as prestadoras de TV a cabo, o total foi de 128 mil queixas, sendo 13.931 da GVT, 14.076 da Claro TV, 50.105 da Sky e 50.605 da Net. As operadoras de telefonia somam 146 mil queixas, sendo 15.965 delas pertencentes a Nextel, 26.042 da Tim, 26.064 da Claro, 34.907 da Oi e a maior delas da Vivo, com 43.590 reclamações.

Atendimento divergente entre TV a cabo e telefonia móvel

Vale lembrar que nenhuma das cinco operadoras de telefonia móvel atuantes no Brasil respondem as reclamações de seus clientes no Reclame AQUI. Porém, em relação as TVs por assinatura, nem sempre o volume de queixa significa que a empresa não tem condições de resolver o problema. A líder Net é um exemplo disso. Apesar de ter mais reclamações que qualquer outra companhia, atendeu 99,1% das reclamações, com 75,6% dos casos solucionados no primeiro semestre do ano. Por isso, tem reputação “Bom”.