Restaurante prepara pratos com alimentos que seriam descartados
Anualmente, 1,3 bilhões de toneladas de alimentos vão parar no lixo, representando quase 40% da produção global. Para reaproveitar a comida em bom estado e evitar o desperdício, o inglês Adam Smith e a brasileira Johanna Hewitt, criaram o projeto The Real Junk Food.
A iniciativa originou o café Pay As You Feel (“Pague o que quiser”, em tradução livre), instalado na cidade de Leeds, em Londres, desde o final de 2013. Como o nome indica, os clientes pagam o quanto quiserem ou acharem justo pelo que estão consumindo. Tudo o que é servido por lá é confeccionado a partir de alimentos que já foram jogados fora, que passaram do prazo de validade e ainda estão totalmente consumíveis, provenientes de várias fontes, como supermercados, feiras e restaurantes.
O cardápio diário varia de acordo com o que o café possua no estoque e até o momento já foram servidas 4 mil refeições, que alimentaram cerca de 3 mil pessoas em Londres. A iniciativa social e gastronômica já soma grandes feitos para a comunidade local, como uma ceia natalina para moradores sem-teto de Leeds. O café, que abriga até 30 pessoas, passou a abrir todos os dias da semana e conta com a ajuda de voluntários na equipe.
No Facebook, é possível encontrar mais informações e acompanhar o projeto.
Fonte: EcoDesenvolvimento