Sabesp cria ferramenta que permite simular gasto de água em cada cômodo da casa
É oficial: Não tem água suficiente em São Paulo e desperdiçar o recurso é inimaginável. Portanto, tudo o que ajudar a economizar é mais do que bem-vindo. Pensando nisso, a Companhia de Abastecimento Básico do Estado de São Paulo – a Sabesp – criou uma ferramenta para simular o gasto de água em casas e apartamentos e assim ajudar no controle do consumo.
Para utilizar você escolhe o tipo de residência (casa ou apartamento) e vai clicando em cada um dos cômodos selecionando a maneira que utiliza tudo o que consome água. Por exemplo: na cozinha você costuma abrir a torneira da pia girando-a pela metade, uma volta toda ou completamente? Quantos minutos em média você fica com a torneira desta pia ligada cada vez que a abre? Quantas vezes por dia costuma abrir esta torneira?
Depois basta clicar em calcular e mudar para o próximo ambiente da casa para ter uma ideia do seu consumo de água mensal.
Em São Paulo, o cliente que tiver redução de 10% a 15%, no consumo do imóvel, tem uma redução na conta em 10%; já quem reduzir o gasto de água entre 15% e 20% terá uma redução na conta de 20% e quem reduzir o consumo a partir de 20% terá uma redução na conta de 30%. No site da Sabesp, é possível saber qual a meta que o cliente deve alcançar para obter o bônus da redução da conta.