Saiba como o consumidor pode evitar spam por SMS

Pelo menos uma vez na vida você já deve ter recebido um spam por SMS em seu celular. Segundo dados da Mobile Entertainment Forum (MEF), mensalmente são enviados 250 milhões de spams via mensagem de texto. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determina que todas as empresas de SMS do país só enviem mensagens quando o cliente solicita o recebimento. Mas criminosos usam servidores piratas para fazer envios e aplicar golpes, o que dificulta a fiscalização.

O que grande parte da população desconhece é que essas mensagens são ilegais e podem ser denunciadas. A primeira medida é solicitar à operadora que bloqueie o envio de ofertas por sms, basta enviar SAIR para 888 (Claro), 55555 (Oi), 4112 (Tim) ou 457 (Vivo). O consumidor também pode colocar o número na lista negra da Anatel encaminhando o que foi recebido para 7726. Também é possível reclamar direto para as empresas, marcas ou anunciantes através dos seus Serviços de Atendimento ao Cliente.

Nos casos em que o envio das mensagens persista, cabe levar a questão para o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), requerendo, inclusive, indenização.

Fonte: Reclamão e Olhar Digital