Sem gastar a mais: Sites permitem transformar compras em ajuda para instituições de caridade

21/12/2015 12:17 / Atualizado em 07/05/2020 01:44

Muita gente ainda está na correria das compras de Natal e preferiu utilizar a facilidade da internet para não precisar sair de loja em loja. E que tal unir o útil ao agradável e utilizar essas compras para ajudar instituições filantrópicas sem gastar nada a mais? Pois é justamente isso o que dois sites permitem que o consumidor realize.

Veja abaixo!

Risü

A startup Risü possui uma missão diferente: criar uma nova concepção de consumo, a compra social. Por meio de um sistema de Cashforward, as compras realizadas no site da Risü se transformam em doações para instituições sociais.

A cada compra realizada (a Risü possui parceria com várias lojas online, veja aqui), parte da comissão que a startup recebe vai para a instituição social escolhida pelo próprio consumidor. Além disso, a Risü ainda promete produtos mais baratos do que o mercado. Desta forma, o cliente economiza comprando com desconto e ainda ajuda a tornar o mundo um lugar melhor.

Veja como funciona no vídeo abaixo:

www.risu.com.br

O Polen

A plataforma O Polen apoia iniciativas filantrópicas e permite que, através da instalação de um plugin no navegador, o consumidor doe um percentual de sua compra para uma instituição de sua preferência.

Após instalado, toda vez que realizar comprar em uma loja parceira, a plataforma avisa o consumidor e a partir de então ele escolhe qual instituição deseja ajudar e pode continuar a compra normalmente. Ao finaliza-la um percentual de sua compra será destinado à instituição escolhida.

A doação é feita a partir da comissão que cada loja parceira da plataforma gera quando ao finalizar uma compra. Por isso nem o consumidor e nem a loja gastam nada a mais por isso.

A ferramenta também disponibiliza uma outra forma de comprar. Através de um aplicativo disponível apenas para Android (baixe aqui), os usuários podem realizar doações a instituições de caridade a partir de fotos postadas em suas páginas pessoais no Facebook, demonstrando apoio a causas já aderidas por grandes empresas.

Para colaborar com uma causa, basta escolher uma campanha, tirar uma foto, inserir uma moldura com informações sobre a ONG e empresa envolvidas na ação apoiada e compartilhar a imagem no Facebook. Com isso, a doação é realizada sem nenhum custo ao usuário.

Felicicard

O site Presente Consciente oferece o FeliciCard, um vale-doação que pode ser comprado e enviado pela internet, com valor a partir de R$ 30. O presenteado recebe o FeliciCard por e-mail e, no site do Presente Consciente, digita a senha enviada por e-mail e escolhe para qual instituição vai a doação.

O presenteado pode escolher uma ou duas instituições para receber a doação. Entre as beneficiadas estão entidades de apoio à criança, animais, de luta contra a fome, de proteção à natureza e várias outras. Você pode conferir todas aqui.

O prazo para escolher a instituição a ser doada é de 30 dias. Passado este prazo, o valor será destinado a alguma das instituições parceiras de forma aleatória.

O site também permite organizar uma “Festa Consciente” e todos os convidados recebem e-mails com instruções de como presentear com FeliciCards. Há dois tipos de “Festa Consciente”: a opção 100%, em que todo o valor arrecadado será doado à instituição de sua escolha. No caso da opção 50%, metade do valor será doado para a instituição e outra metade poderá ser usada como o dono da festa quiser.