Sete dicas do Procon para não cair em pegadinhas da Black Friday
Falta pouco mais de um mês para a Black Friday 2017 – que tem início marcado para a meia-noite do dia 24 de novembro -, mas a Fundação Procon-SP já está monitorando os preços para conferir se as ofertas que serão anunciadas durante a grande promoção são reais.
O órgão fará campanha que visa alertar os consumidores e orientá-los para que “possam se beneficiar das vantagens reais do período promocional”, como informa o site do Governo de São Paulo. Assim como em edições anteriores da Black Friday, a fundação terá plantão especial de monitoramento e orientação, entre 19h do dia 23 de novembro até 22h do dia 24.
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Dicas para fazer boas compras
O Procon-SP listou algumas dicas para fazer melhores compras, confira:
- Planejamento: faça uma lista dos produtos que gostaria de adquirir e pense sobre o limite de gasto, evitando estourar o orçamento
- Acompanhamento: com a lista em mãos, acompanhe os preços dos produtos ou serviços de seu interesse. Anote ou guarde as informações da pesquisa (como prints de telas e folhetos), não esquecendo de marcar o site/loja e a data da pesquisa. Com essa informação você conseguirá identificar se os preços que serão divulgados na Black Friday têm descontos reais e as melhores ofertas.
- Atenção: alguns sites mais populares estampam ofertas de fornecedores independentes, com preços e condições diferentes para um mesmo produto. O Procon-SP alerta que “o nome do fornecedor e os preços praticados devem estar sempre em destaque e com fácil visualização na página de venda, especialmente se o revendedor for um terceiro. É direito do consumidor ter essa informação à disposição para facilitar a escolha”.
- Cheque a reputação do fornecedor: o Procon-SP tem uma lista com os nomes das empresas com mais reclamações na última Black Friday. Veja aqui.
- Sites não recomendados: pior do que reclamações é saber que alguns sites denunciados não foram sequer encontrados ao receber notificação do órgão. Confira a lista de sites a evitar aqui.
- Cuidado com links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, consulte sempre a página oficial da loja.
- Confira o prazo de entrega antes de fechar a compra para evitar decepções, especialmente se o objetivo é comprar presentes para o Natal.
- Trocas, devoluções e cancelamentos: Segundo informações do órgão “compradores têm sete dias, a partir da aquisição ou entrega, para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, se o negócio foi feito a distância (por internet ou telefone)”. A indicação é checar também a política de trocas da empresa.
Por último, verifique se o site que traz a oferta é brasileiro. A compra de de empresas internacionais estão sujeitas a outros encargos que nem sempre são claros ou informados. “Além disso, as regras do Código do Consumidor não se aplicam nesses casos, se o portal não contar representantes no Brasil” informa nota.