Sete livros para o Dia da Consciência Negra

Neste Dia da Consciência negra, separamos livros de sete  ícones negros que fizeram a diferença no mundo. De músicos a políticos, cada um da lista fez a diferença e lutou por justiça, respeito e às vezes, apenas por mais amor.

Bob Marley Por Ele Mesmo

Bob Marley foi o cantor de reggae mais famoso de todos os tempos e foi o responsável por popularizar o gênero. Através de suas músicas, levou suas ideias de paz, irmandade, preservação ambiental, resistência, liberdade e amor ao mundo. Durante uma parte de sua carreira, cantou ao lado dos The Wailers e com o disco “Rastaman Vibration” levou sua fama aos Estados Unidos. Bob foi considerado o 11º maior artista da música de todos os tempos.

Autobiography of Malcom X

Malcom X foi um dos militantes mais importantes na luta contra o racismo nos Estados Unidos nas décadas de 50 e 60. Sua infância foi trágica e ainda pequeno, Malcom perdeu o pai assassinado e teve sua casa incendiada pelo grupo racista Ku Klux Klan. Na adolescência chegou a ser preso e em 1946 se converteu ao islamismo e aderiu a Nação do Islã, uma seita defensora do conceito de superioridade negra. A entidade, que negava os sobrenomes adotados pela população negra americana e os denunciava como resquícios da escravidão, fez com que o militante assumisse o nome de Malcolm-X. O livro em questão já foi considerado um dos dez livros de não ficção mais importantes do século XX.

Michael Jackson

Considerado o maior artista de todos os tempos pelo Guinnes Book, Michael começou sua carreira aos cinco anos e, aos 11, era vocalista do grupo Jackson 5, junto com seus irmãos. Já adulto, foi autor dos álbuns mais vendidos na história como “Thriller” e “Off the Wall”. Além do enorme sucesso com suas músicas, o Rei do Pop inovou com um estilo de dança único e se eternizou como o famoso “Moonwalk”.

A Origem dos Meus Barack Obama

Obama é formado em ciências políticas pela Universidade Columbia, é também advogado, formado na famosa Universidade de Harvard, e o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Ele já atuou como líder comunitário e advogado na defesa dos direitos civis e ensinou direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chigado. Em seu governo, Obama ganhou fama por encerrar o envolvimento do país na guerra do Iraque, ordenar a retirada das tropas americanas no Afeganistão, pela operação que resultou na morte de Osama Bin Laden e apoio as causas LGBT.

A Autobiografia de Martin Luther King

Martin Luther King foi um pastor e ativista político americano que se tornou um dos maiores líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e, no mundo, pela campanha a não violência e pelo amor ao próximo. Em 1963, Martin ganhou fama com seu emblemático discurso Ï Have a Dream” durante a Marcha sobre Washington. Em 1964 ganhou o Prêmio Nobel da Paz pelo combate à desigualdade racial e através da não violência.

Os Caminhos de Mandela

Advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul, Mandela é considerado o maior líder da África negra, ganhando o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Durante a faculdade, se tornou advogado e líder da resistência não violenta da juventude, acabando como réu em um julgamento por traição. Foragido, ganhou fama e foi responsável pela refundação de seu país como uma sociedade multiétnica.

Zumbi – O Último Herói dos Palmares

Zumbi foi o último dos líderes do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Após aproximação do governador da Capitania de Pernambuco com o então líder do quilombo, Ganga Zumba, Zumbi não aceita a então proposta de liberdade dos escravos do quilombo, caso se submetessem a autoridade da Coroa Portuguesa, e promete continuar a resistência contra a opressão e ali, se torna o novo líder do quilombo. A data de sua morte, dia 20 de novembro, foi adotada como feriado nacional, o Dia da Consciência Negra.

Almanaque da Cultura Negra – Personalidades Afro Que Mudaram o Mundo!

Para finalizar, um livro da Cultura Negra com diversos ícones que entraram para a história.