Sistema “House Sitting” oferece hospedagem gratuita em troca de cuidados com a casa

28/09/2015 08:30 / Atualizado em 07/05/2020 00:10

O sonho de muita gente é apontar o dedo para um lugar no mapa, fazer as malas e sair pelo mundo. No entanto, além dos gastos com as passagens aéreas que já não costumam ser baixos, quem quer viajar precisa se preparar para gastar com hotel, o que também é um gasto muito alto.

Uma nova maneira de se hospedar está mudando a vida de quem sempre quis conhecer novos lugares, mas nunca conseguiu juntar grana suficiente: o house sitting. Na prática funciona de maneira bem simples: o proprietário da casa viaja e a deixa sob cuidados de uma pessoa (os house sitters), que tem permissão para se hospedar sem pagar nada em troca de assumir algumas responsabilidades que vão desde cuidar dos animais de estimação, limpar piscina, manter a casa limpa, molhar as plantas, acompanhar uma entrega, entre outras solicitações.

Se você gostou da ideia de ficar em alguma cidade do mundo de graça e tem responsabilidade bastante para dar conta do recado, existem alguns sites que intermediam o contato do dono da casa com o possível cuidador. A maioria deles cobra mensalidade ou anuidade para que o usuário se disponibilize para cuidar da casa de alguém – mesmo assim ainda é infinitamente mais barato do que um hotel. Já para oferecer sua casa a um cuidador, geralmente não há cobrança.

Para aumentar as chances de que um proprietário confie sua casa a você, o ideal é criar um perfil detalhado com fotos e uma descrição caprichada sobre suas qualidades e habilidades. Se você possui animais de estimação, inserir fotos ao lado dos seus bichinhos pode até aumentar suas oportunidades.

Entre os sites mais famosos do gênero estão: Trusted House Sitters, House Carers, Mind My House, Luxury House Sitting, HouseSit Match e House Sitting Worldwide.