Veja dicas para evitar fraudes no cartão de crédito
Com os avanços tecnológicos as redes bancárias passaram a oferecer facilidades aos usuários de cartões de crédito para compras em lojas e estabelecimentos físicos e no ambiente online, a partir de computadores e aparelhos móveis como tablets e celulares.
A modernidade trouxe também um fenômeno cada vez mais praticado por golpistas que enxergaram a prática de compras no crédito como uma nova forma de fraudar a identidade das pessoas para roubos de senhas e operações bancárias não-autorizadas.
- Cartão de crédito: 5 serviços que você pode usar de graça no aeroporto
- Black Friday da viagem: cuidados essenciais para não cair em golpes e ciladas
- Mudança no Pix começa a valer nesta sexta-feira, 1º; entenda nova regra
- Novas regras do Pix começam a valer em novembro; veja quais
Segundo o Comitê de Segurança e Prevenção à Fraude da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), 1 entre 4 brasileiros já foram vítimas de fraudes com cartões de créditos.
Rogério Coradini, diretor de vendas da HID Global do Brasil, elaborou dicas importantes para evitar ser mais uma vítima dos golpistas.
Confira!
– Assim que identificar uma compra que não reconhece comunique imediatamente a instituição financeira ou bancária e solicite o bloqueio do cartão;
– Em seguida, faça um boletim de ocorrência, pois ele ajudará os órgãos responsáveis a traçarem um perfil de comportamento dos golpistas e identificá-los, além de assegurar o ressarcimento da compra indevida;
– Nunca forneça informações confidenciais por telefone a estranhos, como nome completo, CPF, RG, data de nascimento e endereço;
– Guarde seu cartão de crédito em local seguro e não deixe senhas anotadas em papéis ou no computador. Memorize-a;
– Nunca utilize senhas que contenham data de nascimento ou casamento, nomes de familiares ou números de residências;
– Troque a senha de três em três;
– Cartões de crédito que tenham expirado a validade devem ser cortados em pedaços de forma que fiquem ilegíveis e jogados no lixo.
É importante lembrar que em caso de fraude a instituição financeira ou bancária é obrigada a estornar a compra e fornecer outro cartão com nova série numérica. Se o estorno for recusado o consumidor deve procurar o PROCON ou o Juizado Especial Civil da cidade em que reside.